quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

 Além de um grande fã de Che Guevara, de acordo com o site do Partido dos Trabalhadores, Washington Quaquá é gonçalense, graduado em Ciências Sociais pela UFF, entrou na política cedo, aos 14 anos e atuou como prefeito de Maricá por dois mandatos. Senti falta de um pouco disso no texto de Fita Isolante - mais fatos sobre o entrevistado. Trazer citações da entrevista enriqueceu o texto, de fato, contudo, acredito que faltaram mais informações de outros veículos.

De acordo com o site História do Mundo, Che era argentino, formado em medicina e conhecido por sua luta na Revolução Cubana. Tendo sido motivado pelas experiências progressistas que presenciou e pela pobreza que percebeu durante suas viagens, tornou-se um revolucionário de maneira gradativa. 

Completo com essas referências, pois cogitei dizer que faltaram informações sobre Che Guevara no seu texto, mas relendo o meu, percebi que fiz o mesmo: inconscientemente, falei bem menos sobre a figura mais conhecida. Não sei se foi uma escolha sua, tendo em vista a teoria da Espiral do Silêncio, que afirma que tendemos a omitir opiniões contrárias a da maioria, mas se foi, diria para que não tivesse receio, até porque requereu muita coragem para que Che e Quaquá realizassem todas as mudanças baseadas no que defendiam e acreditavam ser o certo.

No mais, as similaridades entre os dois foi bem abordada, com as citações e exemplos utilizados. Bom texto, Fita Isolante, não ter utilizado outras fontes, por um lado, demonstrou que você prestou atenção na entrevista!

 

(Escrevi sobre o texto de Fita Isolante, pois um dos pseudônimos se confundiu e acabou continuando o texto de baixo, que seria sobre o qual eu teria que falar. Então, pra não ter duas respostas para o mesmo texto, respondi o pseudônimo acima dessa pessoa, que ficaria sem continuação)

 

 

- Ingrid Novaes

11 comentários:

  1. Muito bom amiga, ótima análise e arrasou seguindo a ordem da pessoa q n prestou atenção.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Ingrid! Gostei muito de como você analisou o texto, de uma forma muito gentil, abordando, também os pontos fortes do (a) Fita Isolante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu feedback, realmente faltou mais informações.

    ResponderExcluir
  4. Ótima crítica! O mais importante foi perceber o seu erro no erro do colega. Isso é algo realmente notável. Também senti falta em muitos textos mais informações sobre ambas personas.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei Ingrid! Você não só fez uma crítica, mas também completou com informações que adquiriu.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Ingrid. A forma como fez sua crítica foi muito legal, e a sua análise sobre o que faltou no seu texto e no do fita isolante também foram muito bem abordadas.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, Ingrid! Ficou muito bem construído!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu feedback, trazendo ideias para tornar o texto mais confiável , utilizando fontes que confirmem as informações expostas.

    ResponderExcluir
  9. ótimo texto, ingrid. Gostei muito de como você conduziu a critica

    ResponderExcluir