quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

 Washington Quaquá, nascido na favela de Niterói, tem uma vida política bastante extensa. Segundo o site do Partido dos Trabalhadores, Quaquá ingressou no partido em 1985, quando tinha apenas 14 anos de idade. Se tornou prefeito de Maricá de 2008 até 2013 e hoje é vice-presidente nacional do PT. Além disso, o político diz ter ideais similares ao revolucionário Che Guevara e busca ressignificar a imagem de “ditador” que é propagada pela mídia.

“Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário.” Quaquá parece se basear bastante nesta frase de Che em suas propostas políticas. Conforme alega o site oficial da prefeitura de Marica, o prefeito lançou em 2013 a primeira moeda social eletrônica do Brasil – a Mumbuca – servindo de apoio financeiro à população de baixa renda da cidade. Ademais, Quaquá também implementou, a partir deste mesmo princípio de diminuição da injustiça, o transporte público gratuito para toda a população da cidade onde governou como prefeito.  Segundo matéria do G1, 19 linhas de ônibus fazem este serviço de forma gratuita, sendo o necessário para atender todo município.

Seja pelas suas medidas eficientes ou pelo seu senso de justiça, uma coisa pode-se afirmar: o povo escolheu sua administração por mais um mandato e mesmo após ter se tornado inelegível por 8 anos após condenações na Justiça Eleitoral, Washington Quaquá passou seu legado para seu candidato, Fabiano Horta, que tomou posse com 96,12% dos votos válidos.

 

Call it what you want


Nils Sjöberg

10 comentários:

  1. Seu texto é muito informativo, Nils, adorei! Off: Agora "Call it what you want" vai ficar na minha cabeça o dia todo kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do dado no final do texto!

    ResponderExcluir
  3. Nunca vou cansar de elogiar as referências que sempre estão tão bem encaixadas, Nils! Texto muito bem construído, como sempre! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Seu texto é muito bom, porém senti falta de informações sobre o Che, já que esse foi o personagem mais citado na palestra.

    ResponderExcluir
  5. concordo com Sibyl X. Seu texto é bom, mas tb senti falta de informações sobre o Che. Ademais, achei a citação: “Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário.”muito perspicaz!

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ter faltado um pouco mais de informações sobre che, seu texto ficou muito bem escrito! Parabéns, Nils!

    ResponderExcluir
  7. Perfeitx como sempre! Amo ver suas crônicas procurando saber qual a citação final :)

    Xoxo

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, Nils! Também concordo que faltaram algumas informações mas seu texto foi muito bem escrito, parabéns!! <3

    ResponderExcluir