sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Medos, Sonhos e Coragem

Quando criança sonhei em ser presidente do Brasil. Afirmava a mim mesma que eu entraria para a história por revolucionar esse país. Me desiludi rapidamente. O medo de ser contaminada é maior que tudo, admito. A opinião pública me fez acreditar que eu só seria mais uma na fila do pão da corrupção. Mas olhei no espelho e pedi que eu não desistisse ali. Pedi que minha considerável honestidade não se perdesse no meio do caminho. E foi me olhando no reflexo turvo que me descobri jornalista.
Escolher fazer jornalismo é um ato de coragem. É preciso preparo psicológico (e eu não to falando sobre o salário). O jornalismo me faz questionar tudo. Me faz questionar a frase que acabei de digitar. Me faz ser esse paradoxo ambulante. Ser jornalista é ter que abandonar as nossas maiores crenças e escutar um pouco de tudo o que a gente nunca quis escutar. É perder a fome no almoço de família quando os discursos generalistas e preconceituosos são despejados sobre a mesa. É se moldar, se incomodar, se preocupar. É abdicar de tudo o que o senso comum representa e se dedicar à justiça.
Tenho muito medo de não ser precisa. Medo de me deixar levar pelo frenesi e não ser imparcial o suficiente. Medo de ser uma aspirante a jornalista que escreve textos engajados com a militância no Facebook e no dia seguinte questiona o conhecimento futebolístico de uma mulher. Tenho medo de ser hipócrita. Eu quero ser justa e corajosa. Essa é a minha utopia.

Lady Murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário