sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Sinta

Eu cresci ouvindo que eu devia ser forte. Mulheres fortes cuidam de si mesmas. Sozinhas. 
Eu entrei no mundo e já fui recebida por uma lista de atitudes que todos esperam de mim, e que, se eu não as cumprisse, me trancariam em mim mesma porque há algo de errado comigo.
Uma delas é ser forte, mas não é qualquer tipo de força. É ter a força de ser passiva. Eu deveria sentir o que quer que sentisse, ouvir o que quer que fosse, e me manter calada. Mulheres fortes lidam com as coisas sozinhas.
E assim foi. No começo, eu sabia cuidar de mim. Vivi anos com a companhia mais negativa que se poderia ter, com aquela que te tira de si, que te deixa irreconhecível. Vivi tudo sozinha, e saí de lá sozinha também. Mas mulheres fortes devem cuidar de si mesmas.
Eu me livrei dela. Do sentimento sufocante. E me tornei vazia: maravilhosamente feliz por fora, mas sufocando tudo dentro de mim. Até que eu me perdi de novo.
Eu não vou mais ser vazia. Eu quero existir. Quero poder sentir e emanar meus sentimentos. Quero poder pedir ajuda. Quero chorar quando sentir vontade. E quero que as pessoas entendam. Que olhem, não com pena ou estranhamento, mas com normalidade.
Não há nada mais intrinsecamente humano que a consciência do sentimento. O problema é que criou-se o estigma de que não deveríamos sentir. É maluco aquele que ousou olhar para dentro de si e trazer para fora o que encontrou.
Eu não vou mais ser vazia. Vou me conhecer tão bem que posso sentir o que for, sem jamais ter vergonha de mim. Vou dizer ao mundo, ao meu mundo, tudo o que sinto. E vou existir da maneira mais leve que se pode existir: sendo sincera. Vou parar de me sufocar. 
Só há uma forma de se lidar com os sentimentos: sentindo.

Sylvia Plath

Um comentário:

  1. boa tarde mestre, sobre a auta que não consta meu nome.
    o Iacs disse que pe preciso fazer um preenchimento formal.

    ResponderExcluir