sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Religião se discute?

Religião? O que é isso? De onde vem? Porque não se discute? Não basta ter respeito, educação e tolerância? Infelizmente não é assim. Um dia fui para a casa da minha prima e conversamos sobre a nossa vida religiosa, aproveitei que passava um programa de reportagens sobre vários cultos e decidi entrar no assunto. Logo perguntei, qual a sua religião? Ela permaneceu quieta, ai eu retruquei e ela disse: não vou conversar, sua família tem religião diferente da minha, por isso prefiro me manter calada. Depois eu disse, mas porque não podemos discutir? Ela respondeu: Religião não se discute! Nunca ouviu esse ditado? Sempre da briga! Eu inquieta relembrei o que aprendi, que mesmo sem compartilhar as crenças, a pessoa deve respeitar e tentar um diálogo para entender a posição do outro, mas enfim direito dela não responder. Contudo, minha prima sempre foi irredutível, nas outras vezes que debatemos ou tentamos debater sobre religião, ela defendia a dela com um ar de superioridade, caçoando da minha, como se existe graus entre as crenças e seus fiéis. Por isso, fiquei muito chateada, tem coisas que não entram em minha cabeça, como usar a idade, estar mais ativa na igreja, ou de já ter participado das duas, mas eu achava que cada uma era feliz onde frequentava. Sim, fazer críticas é parte do debate, fale bem ou mal, obviamente que se você está no lado oposto, dificilmente, fará elogios, mas mesmo sem concordância deveria haver respeito! Por fim, acho que discutir é diferente de brigar, abrir a mente é necessário para fugir do senso comum. Logo, preferi voltar pra casa, caminhando na rua encontrei uma senhora da mesma religião que a minha prima, por muito tempo conversamos, que papo! Ela disse os prós e os contras da religião dela e eu concordei, descordei, enfim dialoguei! Como é bom conviver com pessoas que possam trocar ideias, experiências, odeio pessoas ditadoras. Claramente, também falamos sobre a minha religião, os pontos positivos e negativos. É perceptível que não são citados nomes religiosos, porque o debate fica mais polêmico, mas porque não citar? Porque da polêmica? Poucas pessoas são como a senhora que encontrei! A pior forma de fugir de um problema é fingir que ele não existe? Obviamente sabemos que isto acontece, não é um caso isolado, meu e com a minha prima. Por isso, religião se discute sim, ou sera que não? Fica o questionamento.

Anitta Sincera

Nenhum comentário:

Postar um comentário