quarta-feira, 21 de agosto de 2019

A leitura do capítulo inicial do livro “Geração Subzero” organizado por Felipe Pena é observada a crítica aos escritores que tendem dificultar a popularização da leitura. Pensando nesse momento, o Brasil passa por uma crise intelectual e a busca por rebuscar ainda mais a leitura afasta os “populares” de uma excelente forma de entretenimento e busca por conhecimento.

A culpa pela elitização da literatura recai sobre a acadêmia e pelos críticos que preconceituosamente excluem os chamados “gêneros” voltados para o simples prazer de ler uma boa e simples história. E assim, os novos escritores buscam marcas estilísticas para agradar a elite intelectual do país e esquecem que a literatura é feita para todos.

Dessa forma, as editoras devem valorizar os trabalhos que buscam a simplificar com qualidade a literatura brasileira. E os críticos, como os do cinema e música, olhar para esses escritores com o mesmo olhar que é olhado para os intelectuais. Com isso poderemos ter uma literatura agradável e prazerosa para todos.

João Danado

2 comentários:

  1. Bom texto, escreveu bem de acordo com o tema proposto... só senti falta de algumas vírgulas, sobretudo no primeiro período.

    ResponderExcluir
  2. Você conseguiu sintetizar bem a introdução do livro e seguir o tema. Porém, a falta de vírgulas prejudicou um pouco a leitura do texto.

    ResponderExcluir