quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Resenha - Geração Sub-Zero

Na introdução do livro "Geração Sub-Zero", organizado por Felipe Pena, vemos claramente uma crítica à um pensamento enraizado na literatura contemporânea brasileira. Uma crítica à forma de escrita dos autores que mostram estarem mais preocupados em escrever um texto que satisfaça sua vaidade intelectual do que um texto que realmente faça o leitor compreender o seu conteúdo com excelência.

Em algumas ocasiões, esses autores são "forçados" à defender essa elitização literária para que não sejam rotulados pela crítica. A mesma crítica que demoniza textos "fáceis" e exaltam textos "difíceis". Mas em outros momentos, os próprios autores preferem criar obras literárias com uma linguagem rebuscada, pois acreditam que fazem parte de um grupo seleto de gênios escritores, e se negam a escreverem de forma simples, pois de fato acreditam que dessa forma não estarão escrevendo um bom texto.

Portanto, no momento em que os críticos, as editoras e principalmente os escritores compreenderem que a qualidade de uma obra não se mede pela sua linguagem, a busca pela literatura há de crescer, trazendo para esse universo mais leitores e também escritores.
Astronauta Azul

3 comentários: