sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Por que Queiroz depositou 89 mil reais na conta de Michelle Bolsonaro?

 Por falta de palavras, recorri ao Theo, meu sobrinho de 10 anos e perguntei sua

opinião sobre o caso dos 89 mil. Pelo menos, com ele eu não correria o risco de ter “minha

boca cheia de porrada”. Mas é como dizem, criança é bicho sincero. Ele pensou, pensou e

respondeu sucinto: “uma covardia”. Nesse momento, me perguntei se ele sabia o que isso

significava ou quem é Fabrício Queiroz de fato (e alguém sabe? além dele ser um grande

produtor de laranjas). Preferi acreditar que ele tinha escutado sobre no Jornal Nacional, que

assistíamos juntos quase toda janta, no mesmo contexto onde pude ensinar pra ele que o

presidente não era “do bem”.

Precisei discordar do que ele havia dito. “Covardia”, no sentido do dicionário, seria a

violência contra algo ou alguém mais fraco e, se o dinheiro depositado for público, não queria

admitir que o povo brasileiro seria frágil de alguma forma. Seria uma afronta pessoal a mim

mesma. Porém, há outro significado: o da falta de coragem. Se o pequeno seguiu nesse

sentido, o compreendo mais, pois desde antes do princípio do governo tenho contado

inúmeros recuos vindos do chefe de Estado, que age como um animal que está

constantemente fugindo de sua própria presa.

No Twitter, a pergunta ecoava. Por que Queiroz depositou 89 mil na conta de

Michelle Bolsonaro? Era o que todos queriam saber, e eu não me contive em tentar imaginar

esse momento fora de um contexto pandêmico. Quantos perfis da rede social estariam nas

ruas? O ativismo online se tornou a “única” opção.

Por falta de respostas, apenas restam insultos presidenciais e estórias mal contadas.

Silêncio sepulcral de um lado, gritos, ameaças e insultos a jornalistas de outro. Enquanto isso,

a grande familícia corre para impedir investigações. Por que Queiroz depositou 89 mil na

conta de Michelle Bolsonaro?

Por falta de ação (ou excesso dela), elege-se Bolsonaro e sua permanência no poder é

garantida. Será essa a covardia que Theo se referia?


                                                                                        Estela Lia

13 comentários:

  1. Theo seria um bom presidente, pelo menos melhor do que o que está ai

    ResponderExcluir
  2. Surpreendente início, me fez ter curiosidade sobre o desfecho que, por sinal, ficou ótimo com essa pergunta reflexiva. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Achei o texto muito bem encaixado. E diga-se de passagem, o Théo certamente tem mais preparo que o atual presidente.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto, me prendeu logo de cara com o Théo. Vou levantar a tag Théo Para Presidente

    ResponderExcluir
  5. Amei a ideia de perguntar pro Théo e a explicação que você deu para a resposta dele também ficou muito boa. Só achei que o resto do desenvolvimento fugiu um pouco da direção do seu texto e ficou um pouco desconexo, mas o final conseguiu concluir bem. No mais, parabéns pelo texto bem escrito e pela criatividade.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da abordagem com a pergunta feita no inicio, me deu curiosidade pra saber qual seria a resposta do Theo. A conclusão do texto também ficou boa, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. A criação de noelogismo foi perfeita, adorei o texto, muito bem construído, tem início, meio e fim com uma conclusão de retomada ao início. Muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. A construção inteira do texto é boa. Prende o leitor do início ao fim e, sem dúvida alguma, o Théo resumiu em poucas palavras o que muitos de nós não conseguiria em textos de fb e #´s no TT. Valeu, Théo!!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que fiquei muito feliz com a resposta do Theo. Texto muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da narrativa escrita a partir do Theo. Achei o texto bem coeso! Só fico imaginando como será o Brasil quando Theo ficar mais velho... Muito triste e angustiante essa falta de perspectiva.

    ResponderExcluir
  11. Theo é mais inteligente que 55,13% da população! Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  12. O texto conseguiu me prender desde o inicio com a pergunta para o Theo, também gostei do final, encaixou muito bem. Ótimo texto, parabéns!

    ResponderExcluir