sexta-feira, 14 de junho de 2019

Meu véio

 Estava ouvindo mais uma de suas histórias hoje mais cedo. A mesma que já me contou algumas vezes, mas sempre com algum detalhe diferente. Mesmo as repetindo, você sabe que adoro ouvi-las, discutir sobre elas, relembrar um passado que não vivi.
 Uma das que mais gosta de contar é sobre como o seu pai era apaixonado pela música e tocava violão como ninguém. Gosto que você acabou herdando e, apesar de não praticar o instrumento com o mesmo afinco, deixava sua mãe de queixo caído quando tocava o clássico "Jeux interdits" e o velho - como você sempre o chamou - morrendo de raiva quando ela dizia que você transmitia muito mais emoção interpretando tal canção. Certamente isso explica o quão longe você parece estar quando põe essa música para tocar. Nostalgia e saudade, sem dúvidas, se fazem presentes.
 Tais sentimentos me fazem lembrar, também, de quantas vezes fica cantarolando pela casa "tão longe, de mim distante, onde irá, onde irá meu pensamento" (Quem sabe - Carlos Gomes). e fala palavras nessa música que eu sequer sabia da existência;.Outra que adora relembrar é a das "touradas de  Madri". Ah, essa eu sei a história de cor e salteado. A famosa música entoada por mais de 150.000 vozes no Maracanã na Copa de 1950 quando o Brasil depachou a Espanha por 6x1 e que você era uma delas.
 Entretanto, nem só de quinquilharias é composto seu acervo musical. Lembro como se fosse hoje de quando me pegou ouvindo "Spending my time" do Roxette e se apaixonou ao primeiro ouvido. Na juventude dos seus mais de 80 anos, seu olhos brilharam, parece que haviam escondido um pote de ouro de você por anos e eu o entreguei na sua mão. Me fez colocar essa música até de toque do seu telefone. Outra que adora é "You're the still one" e, essa, confesso, também me faz viajar bastante. Lembro daquele seu Fiat Tipo, do cheiro das bugingangas que carregava nele e de todas as músicas daquele CD que parece que era o único que existia. Essa era a primeira delas.
 Ah, meu véio, só queria dizer que apesar de repetitivas, eu amo suas histórias.
 Muito. Mesmo.
 Olha, eu gostaria, de não mais gastar meu tempo mais com caprichos, por que sei que você ainda é o único. E sempre será.

E
U

T
E

A
M
O



 Meu melhor amigo. Meu pai. Meu véio.
Ana Thais Mattos

Um comentário: