terça-feira, 24 de maio de 2016

Aquilo que une

Ela gosta de rock

Ele gosta de pagode

Ela gosta de dancar

Ele gosta de olhar

 

Ela odeia calmaria

Ele odeia agitação

Ela odeia julgamento

Ele odeia hesitação

 

Ela gosta de vôlei

Ele, de futebol

Ela gosta de pintar

Ele, de desenhar

 

Ela odeia o Vasco

Ele odeia o Flamengo

Ela odeia Matemática

Ele odeia Português

 

Ela gosta de ler

Ele gosta de escrever

Ela gosta de humor

Ele gosta de terror

 

Ela odeia brincadeira

Ele, seriedade

Ela odeia o campo

Ele, a cidade

 

 

Ela gosta de doce

Ele gosta de salgado

Ela gosta de curtir

Ele gosta de dormir

 

Ela gosta dele

Ele gosta dela

Amor não é semelhança

Amor é aliança

 

Severo P.

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse poema! Ele conseguiu ser simples e, ao mesmo tempo, tocante para mim. Parabéns! Da estrela de sete pontas, consegui ver algumas pontas como o fato de ser um poema perene, não superficial e que evita os definidores primários por serem retratadas pessoas comuns. Porém, não consegui ver o rompimento com as correntes do lead. Mas adorei o poema!

    ResponderExcluir
  3. Como o ditado diz: Os opostos se atraem né? haha. O poema trata bem disso, são tantas diferenças que fazem o amor fluir. Gostei muito do efeito em que a repetição dos verbos implica, dá um ritmo ao poema, isso sem falar nas rimas. Em relação às sete pontas, foi como Amelie disse: foi perene e ao mesmo tempo profundo, simples mas não simplório, além de romper com a linguagem burocrática do jornalismo. Enfim, é isso aí. Um aperto de mão do Régis

    ResponderExcluir
  4. Eu amei!! de verdade! Aliás, de cara, por ser uma poesia, a estrutura já havia me agradado =) Em relação a estrela de sete pontas, por ser um poema acredito que fique mais complicado de atingir todas as pontas uma vez que você emite uma mensagem com muito menos palavras. No entanto, mesmo assim, notei a perenidade e visão ampla da realidade.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida essas diferenças estão muito presentes em qualquer relacionamento e só é possível se manter quando as divergências fortalecem a relação. Na minha visão, o seu texto apresente uma perenidade, uma visão ampla da realidade e uma não superficialidade dentro dos elementos da Estrela de Sete Pontas. Achei incrível a sonoridade trazida pelo poema! Foi um dos textos que mais me agradou. Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a forma como essas antíteses puderam representar, no final, o amor superando as diferenças. Vejo com base na estrela de sete pontas, a perenidade na ideia, a ultrapassagem dos limites cotidianos e a não superficialidade. É um poema muito agradável de se ler! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito do seu poema, principalmente pela estrutura dele. Admito que enquanto lia eu não tinha entendido direito aonde estavam indo as comparações feitas, mas quando cheguei na última estrofe compreendi a sua intenção. Eu acho que essa última parte (Amor não é semelhança/Amor é aliança) foi muito marcante, e com certeza aborda o ponto de perenidade da estrela de sete pontas.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com Cora, a última estrofe reforça a perenidade do texto mais do que em qualquer outro ponto do poema. Como as crônicas devem fazer, você pegou um acontecimento cotidiano, normal (seu namorado ou sua namorada ser diferente de você) e transformou em arte. Diferente do que a Amelie Poulain falou, eu senti sim um rompimento do lead (minha opinião apenas, posso estar errada). Acho que só poderia ser descrito com mais profundidade. Conhecemos os personagens e seus gostos, mas acho que não entramos tanto no relacionamento dos dois. De novo, apenas minha opinião. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Como todo poema, é um texto muito agradável de ler. A sonoridade obtida através das rimas suaviza o recorte abordado, visto que é difícil tratar diferenças como algo bom. Não me parece muito profundo, já que não aponta a carga sentimental do eu lírico. Todavia, é facilmente constatável a presença de perenidade e ultrassagem dos limites cotidianos.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo poema! Nele percebe-se um jogo de palavras no qual a oposição de termos e, em alguns casos, a antítese se faz presente. Ao demonstrar que, apesar de todas as diferenças, os personagens se amam, percebe-se a perenidade e a análise de um fato cotidiano, uma vez que ocorre com diversos casais. Além disso, a sonoridade presente faz com que o poema, de certa forma, “flua”, o que agrada a maioria dos leitores. Nota-se a ultrapassagem dos limites cotidianos e a visão ampla da realidade.

    ResponderExcluir
  11. Lindo poema! Como costumo dizer, ''Minha vida é uma antítese'', e isso é exatamente o carro-chefe do texto. A antítese entre os dois lados do casal foi muito bem trabalhada, juntamente à sonoridade do poema, o qual pode ser ''cantado'' enquanto lido. A diferença entre os membros de um casal é fato recorrente na sociedade, o que faz com que o texto consiga tocar leitores de uma maneira profunda, enquanto, de acordo com o que a colega Helena Seixas afirmou, quebra todo o conceito de 'lead' e foca muito mais nos gostos das personagens do que nelas mesmas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O seu texto já é um dos meus favoritos! A repetição e a sonoridade, bem colocadas, potencializaram seu texto. Por mais que as diferenças entre casais sejam comuns, cada um é um universo particular e nunca se repete então creio que isso fez você ultrapassar os limites do cotidiano. Por fim, notei a perenidade; seu texto ultrapassa gerações e traz infinitas relações de uma forma suave e linda. Amei seu texto!!!! <3

    ResponderExcluir
  14. Bem suave e lindo. O desfecho entao, nem se fala. Adorei os versos finais! Sem duvidas, há perenidade, pois essa situação é clássica entre casais, de diferentes épocas, o tal do "os opostos se atraem". Além disso, proporciona ampla visão da realidade. Muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Acho que só pelo fato de ser uma poesia, já merece os aplausos pela dificuldade. Porém a sonoridade do texto é excelente e ele em si retrata de forma muito interessante a questão dos opostos, apesar do final me decepcionar um pouco com o fatalismo de “Amor é aliança”. No entanto, não sei se foi essa a intenção, mas me pareceu uma critica bem bolada esse final, o materialismo do amor. Assim você conseguiu potencializar um recurso do jornalismo.

    ResponderExcluir
  16. Olá querido Severo! Concordo com o nosso amigo Tom, só o fato de ser uma poesia merece muitos aplausos. Enquanto lia seu texto, acreditei em um momento que era íntima do casal. E isso tem como motivo, a sua descrição sobre as preferências dos personagens. Em seu texto pude ver claramente uma visão ampla da realidade relatada, além da ultrapassagem dos limites do acontecimento cotidiano. Porém achei um pouco clichê o final do seu poema... o que pra mim não importa pois AMO CLICHÊS! Parabéns pelo belíssimo trabalho.
    Beijos perfumados de sua querida, Maria Antonieta.

    ResponderExcluir
  17. Eu achei o seu poema muito fofo.Foi muito divertido ler o seu texto.Preciso confessar que eu me identificava ainda mais a cada palavra.Escreveu de forma simples e direta que o amor não precisa ser igual para acontecer.Concordo com os meus colegas quanto a antíteses e repetições.Ao longo do texto consegui notar perenidade e rompimento do lead! Parabéns pela leveza

    ResponderExcluir