sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Autoavaliação de Péricles

 Meu pseudônimo é Péricles e escrevi sete crônicas. Além disso, fiz 58 comentários nos textos de outros pseudônimos no blog do curso.

A ideia do nome do pseudônimo, é claro, tem ligação com o gosto pelo pagode. Porém é um pouco mais do que só isso. Do que eu já vi, por TV, rádio ou vídeos, o Péricles sempre me pareceu uma pessoa muito legal, aquela que você claramente sentaria na varanda da sua casa, churrasco rolando, uma cerveja bem gelada e ele contando todas as histórias da vida dele. Isso sem falar no principal: um artista de mão cheia e de uma das vozes mais bonitas da música brasileira.

Dentre as crônicas que escrevi eu acho que a que mais me deu prazer foi a minha quarta, “Os representantes de araque”. Primeiro porque me coloquei como leitor, e como eu gosto muito de finais inesperados, achei que aquele ficou bem interessante pra situação. Segundo pela forma de escrever em forma de diálogo, fugindo da ideia do texto corrido. E em terceiro pelo bom humor. Por tudo isso essa foi a que mais gostei de escrever. 

Entre ganhos e perdas com certeza os ganhos foram estratosfericamente maiores. Só de ter a possibilidade de toda semana estar escrevendo algo já é extremamente animador, afinal é somente na prática que conseguimos melhorar e concertar erros e vícios. Também os comentários – que, fazendo a famosa autocrítica, poderiam ser mais da minha parte – foram importantes pois ajudam os outros e também ajudam a quem faz, já que é uma forma de perdermos o medo de criticar, mesmo que de forma construtiva, o outro. Afinal, não sabemos como quem está lendo vai receber tais críticas (quem não gostou de alguma me perdoa eu juro que sou legal). E nem consigo considerar o tempo para escrever como “perda”. É o momento de trabalhar a mente pra ela por em prática nossas ideias. Até isso eu entendo como um ganho. 

Por isso, e por tudo que produzi, mereço a nota 9,0. 

Na turma, o pseudônimo Virgílio Exposito merece nota 10 porque fez crônicas excelentes, tem ideias muito boas e diversas, usando de diversos tipos de estruturas e vocabulários.


                                                                                                                      Péricles

3 comentários:

  1. Acertou em cheio no pseudonimo, Péricles, ler esse nome já faz você ir pra crônica com a cabeça mais leve hahahah

    ResponderExcluir
  2. Também tenho muito essa percepção do Péricles, imagina uma tarde de churras com ele?! Valeu por todo o esforço e por ter compartilhado suas histórias com a gente.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela gentileza, meu amigo Pericão <3 Te pago uma cerva quando tudo isso passar, abraços amigo.

    ResponderExcluir