sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Vejo vocês no fim do mundo

 Eu sou a Mulher do Fim do Mundo. Ao longo desse período, pude me sublimar a partir de 9 crônicas (10 com essa). Pude rir, me emocionar, me intrigar e criticar lendo textos dos meus companheiros e escrevendo 116 comentários.

A “mulher do fim do mundo” surgiu a partir da música de Elza. Elza Soares, cantora potente, excêntrica e única. Uma vez ouvi um homem dizer que ela era estranha e parecia um monstro. Então que eu seja o monstro! Monstro-mulher, preta, trans, latino-americana, periférica, bissexual, prostituta, cronista, artista e muito mais. Além disso, descobri mais um significado para esse pseudônimo em minha última crônica. Eu disse “todo fim é necessário para dar lugar a um novo começo”. Mulher do Fim do Mundo porque percebi que o mundo que nós conhecemos precisa chegar ao fim para que possamos construir um novo começo, um novo mundo. Mas, enquanto o apocalipse não chega, sigo existindo e cantando, até o fim.

Poderia escolher várias dentre as crônicas que fiz, porque me deleitei escrevendo quase todas elas. Poderia dizer que foi a primeira, que veio acompanhada daquela excitação de quem faz algo novo – ainda não sabia exatamente como a oficina funcionaria, mas certamente estava animada pra descobrir. Porém, contra todas as minhas expectativas e contrariando o meu desgosto em fazer autoavalizações, a crônica 10 foi a que mais tive prazer em construir. Voltando aos primórdios do blog, seguindo nossa trajetória desde os primeiros textos até aqui, percebi o quanto crescemos juntos nesse tempo, o quanto eu cresci. 

Não posso dizer que perdi tempo, pois todas as horas que passei lendo crônicas de diversos autores para me inspirar, pesquisando mais sobre os temas da semana, pensando no que eu ia escrever, escrevendo, lendo o trabalho dos companheiros, pensando, e por fim comentando – jamais poderia perder com isso. O que eu perdi foi a oportunidade de me dedicar mais a oficina. De qualquer forma, eu ganhei muito. Ganhei a oportunidade de ser lida. Ganhei a oportunidade de me criar e me recriar a cada texto que escrevia e que lia. 

Por tudo isso, creio que mereço a nota 9,5. Apesar de ter tentado, não acho que dei o máximo de mim e, pode ser que eu me cobre muito, mas queria ter comentado mais e escrito melhor. Porém, não posso negar o quanto me doei. Em cada crônica e em cada comentário, com todo carinho e dedicação que pude. Quando não tinha nenhuma crítica construtiva, preferi não dizer nada. Quando tinha o que falar, falava tudo o que podia.

Não sei se daria nota máxima pra todo mundo, mas se uma nota pudesse mensurar a experiência que tivemos nessas 10 semanas, tenho em mente um grupo que certamente mereceria, pois me conquistaram. Odeio ter que decidir só uma pessoa, por isso vou destacar duas. Michael Scarn, obrigada por permitir que eu me identificasse com vários dos seus textos. Formiga Atômica, obrigada por ser o anarquista ateu, motivo de lágrimas e sorrisos no meu rosto. Muito obrigada a todos que passaram por essa experiência comigo. Sinto que sou extremamente próxima de todos vocês e, mesmo não sabendo os rostos por trás dos textos, não tenho dúvidas de que todos são incríveis. 

Aqui me despeço, mas sei que vamos nos encontrar de novo. Vejo vocês no fim do mundo.


                                                                                                A Mulher do Fim do Mundo


9 comentários:

  1. Fico extremamente feliz com essa dedicatória, A Mulher do Fim do Mundo. Espero que a gente possa se encontrar e se conhecer sem os nossos pseudônimos. Aprendi muito contigo. Abraços da Formiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também aprendi muito contigo, Formiga! Já falei tudo o que queria no comentário que fiz na sua crônica, mas só posso te agradecer por tudo. Grande abraço!!(': <3

      Excluir
  2. Mulher, muito obrigado por essa crônica. Fico muito feliz, de verdade <3

    ResponderExcluir
  3. Foi ótimo ler o que você escreveu durante o semestre e espero te encontrar por aí, Mulher <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero poder te encontrar, querida Estela! Suas palavras aquecem meu coração <3

      Excluir
  4. Foi muito bom ler os seus textos por aqui, muito obrigada por esse período <3

    ResponderExcluir