sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Fim

 Olá, meu nome é Mônica Magali e estou escrevendo minha décima crônica. Ao longo desses quase três meses de semestre atípico e remoto, li e comentei, até agora, cerca de duzentas e quatro crônicas que iam desde narrativas leves de humor, até a mais profunda e dolorida história.

A escolha do meu pseudônimo não tem nada de muito especial. Sou indecisa então escolhi por livre e espontânea pressão do prazo de entrega. Escrevi várias opções no bloco de notas, mas todas me pareciam sem graça. Até que penso no Maurício de Sousa. Nunca fui uma fã assídua da turma da Monica, nunca li seus quadrinhos muito menos tive coleções. Mas eu simpatizo com ela. Mas também gosto da Magali. Então por que não juntar as duas criando um tosco nome composto?

Ao longo da escrita dessas dez crônicas, a que mais tive apresso de escrever foi a terceira, intitulada "Fome na mesa de quem?". Apesar de talvez não ter cumprido com a proposta da semana, fiquei feliz em escreve-la. Mesmo que seja uma história fictícia, ela também não é. Infelizmente a minha Helena não está apenas na minha cabeça. Certamente tem algumas por aí, nesse país continental, que sente fome, frio, sede e medo.

O ponto negativo dessa dinâmica certamente, pra mim, é o pouco tempo de escrita. É meio triste e decepcionante ter que produzir uma crônica em cerca de dois dias em que tenho os dias mais cheios e com as aulas mais desgastantes da semana. Quase sempre quando olho os comentários do que produzi fico pensando "se eu tivesse mais um dia certamente poderia fazer coisa melhor". E eu odeio isso! 

Já o ponto positivo é que, querendo ou não, a gente é obrigado a escrever. E é na prática que se aprende! Fora que nessa experiência, pude perceber os tipos de texto que tenho mais facilidade e outros que fico mais travada. E acho que esse autoconhecimento é importante para que eu possa trabalhar nas minhas falhas e dificuldades e então evoluir.

Ao analisar minha trajetória até aqui, penso que mereço um dez. Então você, caro leitor, pode estar agora pensando: "que ousadia dessa moça de vestido vermelho e amarelo com uma melancia na mão e um coelho na outra!". Mas foram dez crônicas escritas, mais ou menos duzentos e quatro textos lidos e comentados. São por volta de três horas gastos nesses dois dias anotando ideias, fazendo a curadoria, escrevendo, reescrevendo... Pra entregar a crônica na quinta-feira à noite. Multiplicado por dez são trinta horas. Mais de um dia escrevendo crônicas. 

Na leitura levo por volta de duas horas durante a semana lendo e comentando vinte e cinco crônicas. Nesses duzentos e quatro textos foram, mais ou menos, pouco mais de dezesseis horas. São mais de duas noites de sono! Eu poderia estar roubando, matando, me prostituindo... Mas estou aqui escrevendo, lendo e comentando crônicas. Por que não então receber um ponto em cada um dos dez textos que escrevi?

Durante o período, nesse blog com vários pseudônimos com bons textos, um já tinha me chamado a atenção desde o início, com sua linearidade na qualidade de suas crônicas. Mas a que mais me impressionou foi a "Detestável Glen Coco". Com um título comum e uma expectativa despretensiosa da minha parte, começo a ler e solto um "uau" em cada fim de frase. Com cinco parágrafos curtos ele conseguiu me impactar e conquistar o posto de melhor crônica daquela semana pra mim. Formiga, apesar de formiga e atômica você é gigante! Grande em sua escrita, nos seus 1,85m e na sua coragem de lutar contra o sistema pra não ser mais um preto fudido. Por isso, acho mais que merecido que você tenha esse dez no seu boletim!


                                                                                                    Mônica Magali

6 comentários:

  1. Suas crônicas ao longo do semestre e seus comentários fofos com certeza marcaram esse blog, Monica, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Metaforizei o meu personagem durante toda a caminhada, inclusive o 1,85m, estou bem distante. Obrigado, Mônica, estou muito feliz com sua dedicatória. Suas crônicas foram magníficas também, me emocionaram e muito. Abraços da Formiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, formiga, você é gigante e não é só eu que falei isso, pelo que vi até agora, o que só ratifica o que já disse. Mas muito obrigada pelos seus comentários sempre muito generosos, gentis e amigáveis! ♥️

      Excluir
  3. Mônica, foi muito bom te ler e interagir contigo durante o semestre!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelos seus textos e pela entrega, Mônica!!

    ResponderExcluir