sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Nota Gastronômica

 Meu pseudônimo é Tofu Frito, escrevi 9 crônicas e fiz cerca de 40 comentários nos textos de outros pseudônimos no blog do curso. 

Escolhi “Tofu Frito” para ser meu pseudônimo por alguns motivos. Principalmente pelo fato de eu ser vegetariano e apoiar a causa, e achar o tofu um alimento muito descolado e versátil. Ele consegue se adaptar para várias receitas e a partir dos temperos usados, novas possibilidades gastronômicas são criadas. Assim eu tento ser na vida, meio “camaleão”, me adaptando em cada circunstância para tentar tirar proveitos e lições até das coisas mais difíceis, não é sempre que tenho êxito, mas vivo tentando. 

Além disso, existe um pequeno jogo de palavras no nome: “to fu”, remetendo ao popular “to f*dido”, já que ninguém merece os desastres de 2020 (mas vamos tentar tirar algum proveito desse ano meio bosta). E também um referência à expressão "tô frito", na mesma pegada, remetendo às dezenas de obrigações e links do meet que tive que cumprir e realizar nesse semestre. 

A crônica que tive mais prazer em escrever foi a última, “Amor Lúcido”, sem dúvidas. Todo o processo anterior à escrita, ao tentar lembrar de algum arrependimento/desejo foi como uma sessão de terapia. E a partir do tema definido, relembrar os momentos que vivi ao lado da minha bisavó foi muito bom e a saudade bateu forte. 

Ao fazer essa disciplina, ganhei muita experiência e bagagens na escrita, que andava extremamente engessada e adaptada ao modelo do ENEM devido ao ano anterior, no qual produzia dissertações todas as semanas. Os temas propostos foram muito diversos e desafiadores, às vezes com bloqueios criativos no início, mas que fluíram muito bem ao longo da escrita. Acho que só perdi a experiência presencial, onde creio que a troca seja muito mais intensa e dinâmica, sem as limitações do ensino remoto. 

Por tudo que produzi, acho que mereço a nota 10, porque encarei todos os temas, mesmo que com as dificuldades emocionais e acadêmicas desse período. E também, se eu não me valorizar nessa vida, quem irá, não é mesmo? rs. Mesmo sem comentar em muitas crônicas, li vários textos do blog e tive uma certa dificuldade para deixar críticas ou observações. Mas acho que a minha produção apresentou evolução do início ao fim. 

Na turma, creio que o pseudônimo “A Garota da Echarpe Verde” merece a nota 10 porque seus textos se mostraram extremamente bem construídos, participou de quase todos os temas com sinceridade e emoção nas memórias escritas. Também se mostrou participativa nos comentários ao longo do curso e trouxe assuntos relevantes, como os apagões no Amapá.


              
                                                                                                        Tofu Frito

2 comentários:

  1. Eu amo um Tofu cheio de referências hahahah parabéns pelo trabalho, querido, e foi uma honra poder escrever sobre você!

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito legal a escolha do nome e os significados hahaha!. Foi ótimo poder ler os seus textos criativos por aqui, Tofu.

    ResponderExcluir