sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Virgilio Expósito

 Meu pseudônimo é Virgilio Expósito, escrevi 9 crônicas e fiz 75 comentários nos textos de outros pseudônimos no blog do curso. 

O motivo para a escolha desse pseudônimo passa por duas questões, a primeira mais simples: creio que não seja um nome extremamente conhecido pelos amigos do curso, o que ocultaria melhor quem sou. A segunda questão tem uma história por trás: após um término de relacionamento muito doloroso, não lembro como ou por onde acabei encontrando um poema de Virgilio que me tocou profundamente, senti que cada palavra escrita naquele texto teria sido escrita por mim. O poema se chama ‘’laranjeira em flor’’ ou ‘’naranjo em flor’’, que é também uma canção de tango feita por ele e seu irmão Romero Expósito. ‘’Primeiro há que saber sofrer, depois amar, depois partir e ao fim andar sem pensamento.’’

A crônica que mais tive prazer em escrever foi a resposta à crônica de Michael Scarn, acredito que acabamos fazendo um ótimo trabalho. Ela foi tão bem no que escreveu que decidi por apresentar um outro lado dessa história que ela criou, através dos olhos de Virgílio. Creio que tenha funcionado muito bem e foi um prazer escrever, até senti vontade de escrever um romance em algum momento da minha vida.

Eu sinto que ganhei tantas coisas, principalmente o desenvolvimento com essa liberdade que a crônica permite, que de certa forma é uma autonomia responsável. Um olhar mais aprofundado creio que sempre tive, sempre escrevi na infância, mas a capacidade de transcrever esse olhar certamente teve evolução nesse período. Agora, sobre o que perdi, talvez eu tenha perdido alguma rejeição para críticas que eu pudesse ter, o modo como criticávamos de forma impessoal e tentando ser cuidadoso,  me fez ver como é possível aprender através da crítica dos outros. Eu nunca tive muita resistência quanto a isso, mas foi a melhor forma possível para constatar.

Por tudo que produzi, mereço nota 10,0. Me entreguei bastante em todas as crônicas e creio que fiz um bom trabalho com minhas ideias e palavras, senti um sabor de paixão a cada texto que se concretizava e uma enorme satisfação pessoal. 

Na turma, o pseudônimo Lucas Ribamar merece a nota 10 por sempre afundar o Vasco e isso me faz feliz (brincadeira), mas por aliar duas características distintas na construção de suas crônicas: a profundidade quando necessário e uma informalidade sutil que faz muito contraste. Me apaixonei por várias escritas dos colegas, mas esse paralelo do Ribamar me cativa com um pouco mais de destaque.


                                                                                                    Virgílio Expósito

3 comentários:

  1. Amei descobrir o motivo do seu nome, Virgílio! Era um dos que eu não fazia ideia hahahah vou até procurar esse poema

    ResponderExcluir
  2. Ai, Virgílio. Fico muito feliz, amei nossa crônica em conjunto.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a escolha do seu nome e a história por trás. Foi ótimo poder ler os seus textos, Virgílio!!

    ResponderExcluir