sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Nakia Okoye

 Meu pseudônimo é Nakia Okoye, escrevi nove crônicas (essa é a décima) e fiz  setenta e um comentários nos textos de outros pseudônimos no blog do curso. Perdi-me um pouco na conta dos comentários, mas até 71 consegui, coincidência de quem é 7. 

Os motivos que me levaram a escolher o pseudônimo foram: trazer a  representatividade do personagem de duas mulheres pretas com o intuito de me sentir  representada, colocar um pouco das características de cada uma no meu pseudônimo,  exaltar o povo preto assim como no filme, manter subentendido que sempre que  possível e necessário eu falaria dos problemas raciais existente no nosso país e pelo  menos em nome ter um pouco da beleza das atrizes Lupita Nyong’o e Danai Gurira. Vale ressaltar um fato curioso, no início do período quando foram divulgados os nomes  dos pseudônimos e todos comentavam sobre a criatividade das escolhas e etc. a única 

pessoa que pegou a referência das personagens Nakia e Okoye do filme de Wakanda e  comentou no grupo da turma foi a estudante Mariana. Por coincidência, ou não, ela é uma mulher preta. 

A crônica que eu mais tive prazer de escrever foi a “E nem venha me dizer que  isso é vitimismo, não bota a culpa em mim pra encobrir o teu ra-cis-mo” depois de dizer  o porque da escolha do pseudônimo as razões ficam um pouco óbvias. Foi uma boa  oportunidade de falar e lembrar aos meus colegas de turma (grande maioria brancos e  brancas) que é preciso entender que ser antirracista não pode ser uma moda  momentânea. Se você não entender isso você não entendeu nada, que é uma luta séria e  que infelizmente é uma caminhada muito longa e que a gente precisa de cada um nessa  caminhada. E não é “mimimi”, um exemplo muito básico é cada um se dar o mínimo de  trabalho de pensar quantos negros e negras nos deram aula no primeiro período. 

Ao fazer essa disciplina eu ganhei confiança em mim mesma e proximidade com  os meus colegas de turma mesmo que a gente não saiba quem é quem, nós conhecemos  profundidades um dos outros sem nem ao menos sabermos os nossos nomes. Foi uma  experiência muito maneira. Perdi um pouco da minha postura de bandida má porque em  algumas crônicas falei mais do que deveria, falei mais de mim para mim e isso foi bem  louco.

Por tudo que produzi mereço a nota 9,7 porque eu gosto de número ímpar, eu me  propus de verdade à atividade, produzi conteúdos legais, me esforcei a escrever de  forma simples e acessível para quem não me conhece, fiz todas as crônicas e estou  satisfeita com o meu desempenho nessa disciplina. Os três décimos perdidos seriam 

pelas crônicas dos colegas que eu não consegui desenvolver um comentário que  ajudasse no crescimento pessoal dele, assim como ajudaram no meu. 

Na turma, a pseudônima Formiga Atômica merece a nota 10 porque foi muito  participativo nos comentários das outras crônicas e particularmente me cativou muito  nas crônicas produzidas. Era divertido e leve ler as crônicas produzidas por ela ou ele. 


                                                                                                                Nakia Okoye

                                                

4 comentários:

  1. Realmente você levantou pautas muito importantes nesse blog, Nakia, parabéns por todo o seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nakia Okoye, que prazer receber isso de você, fico muito feliz, de verdade. Suas crônicas foram magníficas também, aprendi bastante. Um abraço gigante da Formiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Nakia, você trouxe discussões essenciais pra esse blog. Parabéns por seu desempenho ao longo dessas semanas, eu amei te ler!

    ResponderExcluir
  4. Como os outros já disseram seus textos trouxeram reflexões sobre temas super necessários. Parabéns pelo empenho e entrega !

    ResponderExcluir