sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Crônica da minha nota

 Olá, meu pseudônimo é Formiga Atômica, escrevi 9 crônicas e fiz 136 comentários nos textos de outros pseudônimos no blog do curso.

A escolha pelo pseudônimo Formiga Atômica tem um intuito único: inclusão. A formiga, geralmente, é vista como aquele pequeno inseto que trabalha sempre em conjunto, luta sempre por seu reino e defende o seu povo. Mas ela é bem mais do que um instrumento ou uma metáfora para a fé, a união e a perseverança. A formiga é aquele bichinho que você raramente enxerga se não olhar para baixo. A formiga é minoria: é o gay, o anarquista, o ateu em um Estado que carrega o “laico” ao lado por enfeite. É o negro que apanha da polícia na favela subindo o morro às 00h após um dia cansativo de trabalho - para não dizer escravidão -, isso quando não leva um balaço na lata por nada. E a Formiga Atômica é tudo isso em um só personagem. A formiga que é pisoteada pois insistimos em não olhar para ela - ou fingimos não enxergá-la, afinal, isso faz parte do roteiro que faz um sistema funcionar. 

A crônica que tive mais prazer em escrever foi “O signo do Diabo”. Durante todas as crônicas brinquei bastante com a questão da religião, sempre de forma sarcástica. Mas ao tratar deste assunto - que sim, foi um baque pessoal -, o meu coração esfarelou-se ao tratar da perda de um avô por câncer (o signo do diabo, agora interagindo com a questão das 12 partes que dividem o Zodíaco). Além de me deixar emocionado ao escrever, li para a minha mãe e a mesma chorou sem eu mesmo dizer de quem eu estava falando. Ela sentir a minha crônica foi o meu motivo para eu escolher essa como a mais prazerosa. 

Sobre ganhar, fica difícil especificar apenas uma coisa. Começarei pelo o que perdi, que também foi um ganho: o medo de me abrir. Ganhei experiência não só escrevendo sobre diferentes assuntos - alguns que nunca me imaginaria capacitado para escrever - e lendo também as crônicas dos meus amigos. Esse câmbio me fez aprender bastante.

Acredito que pelo tanto que produzi mereço uma nota 10. Essa é uma questão mais de valorização pelo próprio trabalho. Me dediquei ao máximo em cada tema, principalmente naqueles em que eu nem sabia por onde começar a escrever. Mais do que isso, tratei o pseudônimo, em sua maioria, como um personagem vivo, sem me envolver no roteiro. E escrever “na terceira pessoa” foi uma missão árdua e que me ensinou bastante. Fiquei feliz todas as vezes que agradei aos meus amigos e também aos que criticavam de forma construtiva. A nota é um detalhe para o tanto que eu aprendi com essa matéria, mas não existiria nada mais prazeroso do que terminar o primeiro período com a nota máxima e o sentimento de que, até aqui, dei o meu melhor. Espero no futuro olhar para essas crônicas e falar “bicho, eu evoluí de uma tal forma que eu nem acredito”.

Na turma, o pseudônimo Estela Lia ganhou meu coração e merece a nota 10. Foi difícil escolher apenas um, me encantei por tantos: Lizzy, Cara de Pescoço, Joana da Rua, Mulher do Fim do Mundo. Mas a Estela Lia teve um poder de evolução absurdo e deu para perceber nas crônicas dela que tudo o que escrevia tinha um sentimento gigantesco e movido por amor. Tem talento e quero conhecê-la. Enfim, se eu pudesse escolheria todos. Sentirei saudades. Como eu costumava responder vocês após o comentário principal: UM ABRAÇO DA FORMIGA!!!


                                                                                                                 Formiga Atômica



9 comentários:

  1. Amei a escolha do nome, Formiga! Sentirei saudades dos seus comentários hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA pode ter certeza que eu sentirei bem mais falta de você, mas a gente se encontra por fora dos pseudônimos. Abraços da Formiga!!!

      Excluir
  2. Eu AMEII a construção do seu pseudônimo. Com essa explicação agora fez total sentido com o nome e estou embasbacada por tamanho detalhismo. Vc é incrível, formiga! E te parafraseando, um grande abraço da Mônica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica Magali, que felicidade em ler seu comentário. Fico extremamente agradecido, do fundo do coração. Dois abraços para você da Formiga!!! <3

      Excluir
  3. Formiga, que honra ser indicada por você!!! Te admirei muito durante o semestre, até comentei com uma amiga de fora o quanto eu estava curiosa pra saber quem é você. Ler seus textos incríveis e também os comentários muito sensíveis sempre era prazeroso. Inclusive, o último que você fez na minha crônica sobre sonhos me deixou muito felizinha e satisfeita com meu trabalho até aqui, sou muito grata pelo carinho e também quero te conhecer, viu
    O seu 10 é merecidíssimo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é merecedora, fico feliz com suas palavras e empolgado para o momento em que vamos nos conhecer também. Um abraço gigante, Estela, continua essa pessoa incrível que você é!!!! <3

      Excluir
  4. Como tantas outras, amei demais essa crônica, Formiga! E fico muito emocionada por ter sido citada nela de forma tão carinhosa. É bizarro como eu sinto que podemos ser amigos só pelas interações que temos aqui, por isso espero muito poder te conhecer. Também fiquei muito feliz por ter dedicado seu 10 à Estela, concordo muito com o que você disse, ela merece demais. Por enquanto o abraço vai por aqui, mas espero que um dia a gente possa se abraçar pessoalmente! Beijos da Mulher do Fim do Mundo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mulher do Fim do Mundo, se eu citei seu pseudônimo é pq você é EXTREMAMENTE merecedora disso tudo. Eu tenho o mesmo sentimento que você, espero que a gente se conheça logo e que possa dar tanto esse abraço que eu dei virtualmente em você durante todo esse tempo. Um beijo gigante, você é maravilhosa!!! <3

      Excluir
  5. Muito forte e linda a escolha e significado do seu pseudônimo. Eu amei poder ler os seus textos, deu pra ver sua entrega e seus sentimentos através das palavras. Parabéns e um grande abraço, Formiga <3

    ResponderExcluir