sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Oi, eu sou a tal da Joana

 Meu pseudônimo é Joana da Rua. Escrevi 10 crônicas, contando com essa que leem no momento. Sobre comentários, até a última semana pelo menos, ainda que algumas vezes com alguns atrasos, sempre procurei comentar cada texto, é verdade que nem todos com a mesma disposição, infelizmente pelo cansaço extremo e o período conturbado. De semana passada para cá, tantas coisas me assolaram que acabei por respeitar meu espaço e não consegui comentar nas crônicas. Mas ler, sempre li todas elas. Comentei então, cerca de 173 crônicas pelo que consegui contar. 

Joana da Rua diz tudo e ao mesmo tempo nada sobre a conexão que sempre estabeleci com os espaços externos. A rua me compõe como pessoa. Tomo a licença de inserir um trecho de minha última crônica: “Joana é da rua. Joana é parte dela, constrói-se a partir dela, tem dores que foram e são despejadas pelas ruas das mais diversas cidades nas mais loucas aventuras e temores que só vivencia quem a tem como nome composto.”. Para além dessa conexão, sempre fui uma apaixonada pelas crônicas de João do Rio, pensei ser o trocadilho perfeito para um pseudônimo que pudesse me representar ao menos um pouquinho. 

A crônica mais desafiadora e, consequentemente, a que mais gostei de escrever foi a quarta crônica, que intitulei “aqui dentro tudo ardeu”, apesar da imensa dificuldade, consegui justamente falar desse meu revés de “colocar para fora e sublimar”. 

Retomei muito do meu contato com a leitura e com a escrita através dessa disciplina e, apesar dos monstros que precisei enfrentar, não consigo identificar isso como ponto negativo ou como perda. Ganhei em tudo com meus processos ao longo das semanas, e embora eu quisesse muito ter tido muito mais tempo livre para me dedicar à disciplina, eu me considero muito realizada naquilo que consegui alcançar, ainda que considerando que tenho muito a melhorar. 

Não fui a Joana mais dedicada que deve ter passado pela disciplina, mas fui essa Joana entregue no pouco espaço de tempo que me foi possível ao conciliar as demandas externas, o meu emocional, as aulas densas e a minha retomada com a escrita, abandonada há anos. Eu mereço um 10, sim um 10, ainda que não tenha conseguido comentar todas as crônicas como eu gostaria e por mais que eu não tenha tido o tempo que eu desejava para cada uma delas, sempre dei o meu melhor. Escrever essas dez crônicas me fizeram uma Joana suficientemente vencedora, semana a semana. 

Da mesma forma, Estela Lia me parece merecer um 10 e tanto! Os textos sempre me cativaram de maneira absurdamente sensível e observei a escrita de Estela evoluindo de uma maneira consideravelmente linda ao longo das semanas. 



                                                                                                        Joana da Rua

2 comentários:

  1. Joana, eu fiquei imensamente feliz por essa indicação, eu jurava que passava despercebida hahaha muito obrigada, de verdade!!
    E é merecedora de um 10 sim, eu amei te ler ao longo dessas semanas.
    Quem sabe a gente não se encontra na rua um dia, né? bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito o significado e a escolha do seu pseudônimo. Parabéns pelo empenho e esforço!!

    ResponderExcluir