sexta-feira, 15 de julho de 2022

Mitologia brasileira


Entendo que a mitologia se refere a um conjunto de mitos que coexistem de forma harmoniosa ou degradante. Já os mitos evoluem de acordo com as condições históricas de determinada cultura, buscando justificar por meio de ações a origem de algo. Eles são, nada mais que crenças populares que a ciência não consegue explicar. Me pergunto o que leva um ser humano a crer veemente em uma farsa. O mito cresce de acordo com a quantidade de atenção que nós damos a ele, perigoso, sorrateiro e com alto poder de convencimento. Odiosos, odiado e poderoso se for acreditado. Assim, o mito constrói seu exército de seguidores fanáticos e imprudentes que de maneira tola se deixam convencer por propostas absurdas. Por esse lado, até entendo o motivo de terem escolhido “mito”, porque sua função não  é explicar a realidade ao homem, mas sim acomodá-lo, criar fantasmas imaginários para serem odiados. E dessa forma, espalhar o ódio.

Para os mitos, não existem limites pré-definidos para o que é real ou fictício. Mas e a morte? A morte é real? A mitologia tem um mercado caríssimo de carne humana  abastecido pelos seus simpatizantes que são tudo, menos racionais. São caçadores, com arma e tudo. Cuidado, pude ver do que essas pessoas são capazes, todos vimos mas tem quem acredite que tudo foi uma ilusão. Esse é o problema do mito, ele entra na cabeça das pessoas, confunde a sua noção de realidade, te mata, te faz matar, me mata. Poderia ter sido comigo ao invés de um cara com 50 anos, filiado ao PT e do Paraná. Uma menina de 18 anos, filiada ao PT e do Rio de Janeiro. Do lado de cá, as semelhanças são maiores que as diferenças. Por isso, tenho medo. 

Seria melhor acreditar que a confiança que muitos tem em um “mito” é uma alucinação, parecida com os efeitos de uma droga psicodélica que te faz cometer barbáries. Não se trata disso, eles realmente sabem o que estão fazendo. Se você não concorda, corre risco. Conto que meus familiares tentam me convencer a não ser uma pessoa politicamente ativa cerca de 17 ou 22 vezes por mês. O motivo é sempre o mesmo: medo. A minha justificativa pra continuar também: medo. É perigoso viver com medo, não devemos, não podemos, não vou permitir. Por mais que esse medo quase me destrua às vezes, luto para que um dia ele não esteja mais aqui. Não faço a menor ideia de onde ele pode me levar, ou melhor, até faço. É preciso ter coragem pra ter medo. 


Com medo, 

Dandara dos Palmares.

Por Dandara dos Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário