sexta-feira, 1 de julho de 2022

 O FIM DO MUNDO


Cecília inicia a crônica “Fim do mundo” contando de quando era criança e ouviu pela primeira vez sobre o fim do mundo. Me lembro até hoje do fatídico dia 21 de dezembro de 2012, a data do fim do mundo no calendário maia. Todo mundo falando sobre o fim do mundo e eu ainda criança apavorado com a possibilidade de morrer tão novo. Me lembro também de quando eu vi no livro de ciências que o sol iria explodir daqui a 5 bilhões de anos, também entrei em pânico. Todas essas possibilidades me deixavam apavorado, como todo mundo iria morrer? Não só isso, mas a terra iria sumir do nada?

Hoje em dia levo com muito mais leveza sobre esse assunto, talvez o tempo e as experiências que eu tenha adquirido me levaram a esse pensamento sobre o fim do mundo. Será que seria algo tão ruim? Meu maior problema com a morte é morrer jovem e todos continuarem. É um pensamento egoísta sim, mas é o meu sentimento, o qual injusto é a pessoa morrer jovem, com inúmeros sentimentos a se viver, inúmeras histórias a contar. 

Eu queria muito ser uma dessas pessoas que consegue valorizar tanto a vida, mas não consigo. Talvez daqui a algum tempo eu consiga, mas pelo menos hoje eu não me vejo nessa situação. 

Enfim, eu acho que seria muito melhor para a terra viver sem os seres humanos, afinal nós só pensamos em nós mesmos e não ligamos pra nada além do dinheiro, daqui a algum tempo nosso próprio planeta vai estar expulsando a gente, de tanto que maltratamos ele. Espero que eu não esteja vivo para presenciar esse momento. 

Por Freddie Mercury

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Freddie! Realmente somos bem mais impressionáveis quando crianças. Gostei muito da sinceridade, mas vou aproveitar a ocasião pra te provocar um pouco...
    Não acredito que seja um egoísmo tão grave não querer morrer se os outros vão poder continuar aqui, é um egoísmo leve, típico da condição humana; enfim, o ponto onde quero chegar é: por que todo mundo considera morrer jovem uma injustiça? Morrer velho não é injusto? Não acredito que exista morte justa, portanto, não existe morte injusta. A morte é consequência de se estar vivo, independente da idade. Quanto a dar valor à própria vida, eu ouvi dizer que quanto mais próximo da morte vc se sente mais vc a valoriza, e é por isso q jovens costumam ser inconsequentes. Espero que você consiga logo valorizar a própria vida mas, como vc mesmo disse, provavelmente demandará um tempo bom. Gostei bastante do seu texto, tem muitos elementos que eu adoraria debater.

    ResponderExcluir
  2. Freddie, parabéns pelo texto e pela reflexão que você propôs sobre a morte! Você construiu um texto bem subjetivo, capaz de fazer o leitor mergulhar na sua percepção e nos seus questionamentos sobre a vida.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Akil: é perdoável não querer morrer enquanto os demais continuam vivendo. Como diria Pitty, "desconcertante perceber/que as coisas são/ e tudo floresce a despeito de nós". Faz parte da essência humana.

    Quanto ao fim do mundo, eu acredito que realmente tudo acabou há dez anos, lá em 2012. Você não acha que 2022 parece o inferno? (é piada, mas também não é)

    ResponderExcluir