sexta-feira, 4 de outubro de 2019

  Manuel, homem valoroso. 

 As piores mesas tinham sido reservadas, e no restaurante mais barato possível.,isto é, nesses de quatro estrelas. Maria estava inconformada com aquele lugar do qual seu marido a tinha trago. Ah, o mundo não vai acabar, Maria! Disse o homem, com quem estava casada a vinte anos. Não é o fim do mundo, mas prova o teu carinho por mim, nenhum. A situação ficou mais complicada quando a garçonete pediu a gorgeta para Manuel. Logo se vê que frequenta muito esse lugar, né? Perguntou Maria. Mas é claro que não,disse Manuel. Ela veio tão certa de que ia ter a melhor gorjeta da noite?! Deixa de ser louca e de ver coisa aonde não tem.
    Os dois saíram do restaurante e pegaram o primeiro táxi que avistaram. No caminho,Maria perguntou:- Você está me traindo com aquela mulher do restaurante,fala agora que eu relevo. Mas é claro que não, chega! Você é louca , uma louca de pedra, uma louca lunático. E assim os dois continuaram a discussão pelo caminho. Valeu,meu camarada., disse Manuel ao motorista ao se despedir. Sua esposa o olhou e disse:- eu não acredito que você me levou no mesmo táxi que transporta sua amante.,disse boquiaberta. Você é louca.
    Ao chegar em casa a esposa pediu desculpas, estava arrependida, pois pensou que conhecia muito bem o olhar do marido. Tudo bem, mas só desculpo mesmo, se me deixar ir comprar algo para nós comermos, porque pela briga não jantamos. Tá, mas volte rápido. Despediram- se com um beijo.
O marido voltou ao restaurante com o táxi que o havia trazido até em casa e pediu para falar com a funcionária Gracy. Oi, linda! Cumprimentaram-se com um beijo na boca. Você deu muita bandeira hoje,minha esposa desconfiou. É que eu estava com tanta saudade e você que pegou de surpresa a trazendo até aqui., disse a amante dando um tapinha em seus ombros. Enquanto isso, Maria estava em casa triste, se perguntando porque não acreditou no tão fiel Manuel.
Levi Silva

10 comentários:

  1. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. Padman. por me ajudar a recuperar meu amante depois que ele me deixou alguns meses atrás. Enviei amigos e meus irmãos para implorar por mim, mas ele recusou que tudo acabasse entre nós dois, mas quando conheci o Dr. Padman. ele me disse para relaxar que tudo vai ficar bem e realmente depois de apenas dois dias eu recuperei meu homem. muito obrigado Dr. Padman. aqui está o e-mail desse grande homem, se você precisar da ajuda dele, pode entrar em contato com padmanlovespell@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. Padman. por me ajudar a recuperar meu amante depois que ele me deixou alguns meses atrás. Enviei amigos e meus irmãos para implorar por mim, mas ele recusou que tudo acabasse entre nós dois, mas quando conheci o Dr. Padman. ele me disse para relaxar que tudo vai ficar bem e realmente depois de apenas dois dias eu recuperei meu homem. muito obrigado Dr. Padman. aqui está o e-mail desse grande homem, se você precisar da ajuda dele, pode entrar em contato com padmanlovespell@yahoo.com

    ResponderExcluir
  3. O seu texto me remeteu imediatamente ao texto que o professor Pena leu para nós em uma aula recente. Faltou criatividade. Fique atenta para pontuações e furmulações das frases, muitos erros chamaram a atenção. Além disso, cuidado para não trocar a palavra "há" por "a".

    ResponderExcluir
  4. Eu confesso que fiquei bem perdida com a falta de marcação nas falas, isso atrapalhou muito na leitura do texto.

    ResponderExcluir
  5. História um pouco parecida com outro texto já lido em sala. Cuidado com erros de conjugação verbal, como trago, e outros erros ortográficos. A forma como o texto foi estruturado deixou a leitura bem confusa, houve momentos em que era difícil saber quem estava falando, deixando a leitura um pouco travada.

    ResponderExcluir
  6. As mulheres deveriam confiar mais no seu sexto sentido. Realmente, como há conversas no texto a estrutura dele poderia ter sido feita diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que no título não se usa pontuação a não ser que seja realmente necessário. Acredito que seja aceitável no meio do título ou se realmente for necessário no final com a interrogação ou exclamação.

      Excluir
  7. Oi, identifiquei possíveis errinhos no seu texto... Nessa frase aqui: "Maria estava inconformada com aquele lugar do qual seu marido a tinha trago.", acho que deveria ocorrer a substituição do "do" por AO, ficando, portanto, (...) aquele lugar AO qual seu marido a tinha trago. Já nessa aqui: "Disse o homem, com quem estava casada a vinte anos.", o "a" precisa ser substituído, nesse caso, por HÁ, pois ele sim contempla a ideia de tempo decorrido que você quis introduzir. Também ia deixar indicada a forma de escrita da palavra "gorjeta", mas percebi que na segunda vez você escreveu-a corretamente, então julgo que talvez tenha ocorrido um mero erro de digitação ou que talvez tenha só passado despercebido. Já nesse período: " Não é o fim do mundo, mas prova o teu carinho por mim, nenhum.", talvez seja apenas uma questão de preferência, não sei, mas eu trocaria a última vírgula por dois pontos (:), visto que ele funcionaria bem para enunciar o esclarecimento de Maria,e assim sintetizar a forma como ela entendia o carinho dele por ela. Ao contrário dos colegas que também comentaram, não senti dificuldade no que se refere à conversa dos personagens. Gosto de passagens e falas como essas mais soltas pelo texto mesmo, como você o fez... No entanto, acho que você poderia ter utilizado apenas UMA forma de introduzir as falas no texto, sendo esta, ou com os tradicionais dois pontos e travessão, ou de maneira livre. Por fim, acho que você poderia ter contextualizado melhor as motivações de Maria para a desconfiança inicial, mas a partir da ideia de sexto sentido que o comentário de Darlene Cook abordou, entendo como se você quisesse ter explorado isso. Darlene Cook também pontua coisas sobre o título em seus comentários... Bom, sobre isso, eu também uso pontuação em vários dos meus títulos, e nunca soube de problemas quanto a isso. Gostei do final, pois você retratou a realidade de muitos relacionamentos - não só amorosos, por sinal -, e as consequências e efeitos que esses podem exercer sobre nosso próprio bem-estar. Temática importante, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oi Levi, realmente encontrei muitas coincidências com o texto já lido em sala, além de alguns errinhos de português, que até eu fiquei em duvida e fui pesquisar.Agora, analisando por um ponto de vista além do técnico, queria dizer para você separar as falas dos personagens, por travessão ou aspas, de forma que não vai deixar seu texto confuso e vai até chamar a atenção do autor pela presença do diálogo.Devo confessar que a confusão por uns momentos me tirou o foco do seu texto, não me prendia/atraia muito. Fica a minha crítica construtiva para seus próximos textos, grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. A essência do texto é boa, fica melhor quando se lê fazendo "voz de português" kkk... entretanto, alguns erros gramaticais e, principalmente, a não muito boa separação das falas dos personagens dificultou uma melhor compreensão do seu texto.

    ResponderExcluir