sexta-feira, 4 de outubro de 2019


Brigas

Já era comum que as tardes, na minha rua, fossem um pouco mais agitadas. O grande motivo para que o agito acontecesse, era morar na mesma rua em que Vera e Jorginho moravam.
Os dois residiam bem em frente à minha casa, tinham dois filhos e uma relação pra lá de conturbada.
Jorginho nasceu e foi criado na mesma casa, Vera se mudou um pouco depois, logo após o casamento – época em que eu nem sonhava em nascer.
De acordo com o que comentam, ambos sempre gostaram de beber, mas depois do nascimento dos filhos e as dificuldades da vida matrimonial, esse hábito se intensificou. Atualmente os dois eram alcoólatras e consequentemente, se encontravam sob o efeito da bebida na maior parte do tempo.
Naquela tarde, em pleno agosto de 2010, o rebuliço que eles causaram foi um tanto peculiar: além da briga, teve uma batida!
Lá pelas cinco da tarde a barulhada começou: coisas certamente estavam sendo arremessadas naquela casa vizinha.
Cheia de curiosidade para saber o que se passava, abri o vidro da porta e observei tudo o que acontecia na residência em frente à minha
Eram os dois, sempre eles, reverberando palavrões, um contra o outro
– Uma puta! É isso que você é!
– Vai tomar no cu, seu maluco!
– MALUCO? Você pensa que eu não sei que você tá dando pra Jair?
Danou-se! Jair era o outro vizinho, que morava na casa ao lado da deles... Diferente de Jorginho, ele era verdadeiramente gentil com Vera, mas era casado com a mulher mais antipática do bairro – aquele tipo que nunca socializa com a vizinhança.
– CALA A BOCA, PORRA! Você ainda vai acabar encrencando os outros com as suas maluquices!
– Os dois estão me tirando por palhaço e eu não posso dizer nada?
E foi nessa hora, em meio às acusações, que o suposto amante atravessou o seu portão e o suposto corno o chamou para perto.
– Chega aqui, Jair! Tenho uma proposta pra te fazer...
Dava para perceber Vera estática, observando o que o marido aprontaria dessa vez...
Jair se aproximou do portão dos dois, sem entender muito bem o que estava acontecendo e o bebum, segurando a esposa pelos ombros, disparou:
– Tô sabendo que você está interessado... Quer pra você? Troco por três bojudas.
Agora foi demais! Vera sacudiu os ombros para tirar as mãos dele de cima, entrou em casa, pegou uma cadeira e mandou ver nas costas do marido – que à essa altura, gritava de dor, tentando se desvencilhar, mas era tão magro, que não tinha muita condição de pará-la.
Depois de dar a surra de cadeira em Jorginho, ela abriu a garagem, gritando que estava cheia de tudo e que iria embora, definitivamente.
Pegou o calhambeque, acelerou, mas na hora de virar, o esperado – já que era uma bêbada dirigindo – aconteceu: a manobra não saiu como o previsto, ela invadiu minha calçada, batendo na nossa lixeira de ferro.
Abriu a porta do carro, xingando mais ainda, com os olhos arregalados e um temor latente: a língua da minha família
Assim que a barulheira invadiu nossa casa, minha mãe saiu à toda para verificar o acontecido
Agora que a coisa ficaria feia, entraria uma escandalosa de carteira assinada no meio da discussão
Mas para minha surpresa, ela até foi calma... Questionou o que aconteceu e recebeu inúmeros pedidos de desculpa vindo dos dois – que apesar de perturbarem a paz da vizinhança, não gostavam de jeito nenhum de se indispor com os vizinhos.
Minha mãe voltou para dentro de casa, parou perto de mim e disse
– A vida desses dois parece até a história daquela música do Altemar Dutra, “brigas”.
E de certa forma, era verdade.
Foi em momentos assim que vimos aquela espécie de “amor” dos dois, agonizar, morrendo um pouquinho mais.

  
Emma

23 comentários:

  1. Achei que foi a história que mais se destacou, talvez porque fugiu do tema da maioria. Muito bem escrita, só espero que não seja real hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bluesgirl! O motivo da briga não é totalmente verídico, mas esse casal e essas situações existiram

      Excluir
  2. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. Padman. por me ajudar a recuperar meu amante depois que ele me deixou alguns meses atrás. Enviei amigos e meus irmãos para implorar por mim, mas ele recusou que tudo acabasse entre nós dois, mas quando conheci o Dr. Padman. ele me disse para relaxar que tudo vai ficar bem e realmente depois de apenas dois dias eu recuperei meu homem. muito obrigado Dr. Padman. aqui está o e-mail desse grande homem, se você precisar da ajuda dele, pode entrar em contato com padmanlovespell@yahoo.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto estruturalmente, os diálogos são ótimos, e você consegue deixar muito bem expressa a raiva das personagens.

    ResponderExcluir
  4. Texto bem legal, diálogos bem amarrados. Uma história bem brasileira.

    ResponderExcluir
  5. Amei o "Atualmente os dois eram alcoólatras", que brinca com o tempo e me lembra "João e Maria" do Chico Buarque. O texto é muito bem escrito, e retrata de forma muito casual casos que infelizmente são de fato casuais. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que parte do meu texto te remeta à uma das minhas músicas favoritas. Obrigada, Adam!

      Excluir
  6. História muito comum na realidade do país, infelizmente. Belo texto e ótima maneira de expressar os sentimentos de cada personagem.

    ResponderExcluir
  7. O texto é tão bom e me prendeu tanto que lembrou-me as crônicas muito bem articuladas por cronistas.Parabéns Emma

    ResponderExcluir
  8. O texto ficou muito bom,os diálogos são excelentes e ajudam expressar os sentimentos dos personagens.O texto prende o leitor até o final,por se tratar de um episódio frequente no nosso cotidiano as pessoas se identificam com o texto.

    ResponderExcluir
  9. Os diálogos lembram um pouco as brigas dos famigerados episódios de "Casos de Família" e confere um tom leve e divertido ao texto, sendo o mais diferente da semana fugindo da proposta do tema de sexo. Aconselho apenas a ser mais cautelosa com o uso de palavrões, não exagere tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso mais excessivo de palavrões foi feito para representar bem o comportamento das duas figuras, que são pessoas reais... mas obrigada pelo conselho, Don Draper!

      Excluir
  10. muito bem escrita e consigo perceber pelo modo de escrever a proximidade e realismo da história narrada. parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da maneira que a história foi contada. As letras maiúsculas me ajudaram a imaginar a cena por inteiro

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto, Emma... a forma divertida com que o texto faz o leitor imaginar os acontecimentos ocasiona uma vontade de reler sem parar kkk. Parabéns!

    ResponderExcluir