sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Traumas Insólitos

- Mãe, anão é do mal?
Claro que não, que história era aquela? Expliquei: eu estava brincando na água e
sem querer caí em cima daquele anão ali. Daí ele me deu um tapa na cara, me xingou e
mandou eu sair de perto.
Perder-se no meio da multidão, passar apuros no mar, vivenciar um arrastão. Há
algumas maneiras triviais de uma criança sair traumatizada após ser levada à praia. A
capacidade que a mente humana tem de criar fantasmas, contudo, deve mesmo ser
inesgotável: fui à praia e voltei com trauma de anão. Tapa na cara é foda, convenhamos.
Não adiantava crescer e ganhar maturidade - nunca era o suficiente para que a
resposta negativa de minha mãe fosse, de fato, assimilada por mim. Cresci sem gostar
de anões, devo admitir. Sentia um desconforto aflitivo quando me deparava com um.
Pior: culpa, afinal, formava-se em mim a abominável casca do preconceito e eu tinha
consciência de que aquilo era errado. O difícil era conseguir quebrar tal casca.
Mas, vejam só, ela se quebrou fortuitamente, a partir de um novo episódio. Já
adulto, ao ir a São Paulo e hospedar-me em um albergue, fui surpreendido com a
presença de inúmeros hóspedes anões, membros de dois ou três times de futebol que
haviam saído do Nordeste para jogarem um campeonato. As circunstâncias nos levaram
a interagir e eles foram absolutamente amáveis: conversavam entusiasmados, contavam
histórias hilárias, faziam troças ótimas, eram simpaticíssimos. Teve até pizza no fuzuê.
Quando vi, anão era legal.

Jamir Ávila

4 comentários:

  1. Uma das coisas mais curiosas em traumas é que alguns são simplesmente ridículos. Nada melhor que um trauma ridicuri ilustrado através de um texto com humor. Condesso que esperava uma reviravolta no final, um levante anão, mas não teve. De qualquer forma, ri com a máxima de conclusão. Anão é legal mermo.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom, ri em diversos momentos!!! " Tapa na cara é foda, convenhamos." Hahahahahhaha.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu texto! Falou de uma trauma, mas de uma forma leve, divertida.

    ResponderExcluir