quinta-feira, 1 de abril de 2021

Perfil Jubiabá - Descrição

Podemos perceber através da leitura doa textos como as situações que ocorrem na vida das pessoas faz com que seja moldado um Caráter e visão de mundo.

Quanto mais gente tiver uma vivência parecida com as suas, mais comum torna-se uma visão sobre algo recorrente, seja um problema social, algo que acontece no dia a dia ou valores ensinados pela família ou qualquer pessoa. A partir disso, reparo que há em um dos textos de Jubiabá uma noção de vivência social recorrente do Racismo em um país capitalista e pobre como é o caso do Brasil, que complementa muito bem e faz uma descrição quase completa de seu perfil, o que ele passou na vida como ao dizer aos pais que era homossexual.

Por passar por cima de todos os valores tradicionais para que fosse moldado seu caráter, Jubiabá tem um perfil de resistência e luta diária, no qual seus traços de mentalidade fazem o passar por alguém revoltado, mas que está apenas lutando pelos seus direitos comuns de um cidadão, que como um de seus próprios textos diz quer dar um Basta em tudo que já passou e resolver de uma vez por todas. Como criança ja ser submetido a certas situações constrangedoras e discriminatórias pode trazer serias consequências a respeito de autoaceitação e não saber a maneira certa de ser ou agir, devido a uma conduta conservadora passada de geração para geração, de todo modo percebo nos textos de Jubiabá uma pessoa que não se deixa levar por qualquer coisa e supera (não à toa em seus textos mostra como reage a desaforos em situações da vida) e eu acho isso algo muito válido que PRECISA ser ressaltado e normalizado, só através da luta pode-se resolver os problemas pelos quais Jubiabá passa.

Quentinha Fria 

* não fiz semana passada e escolhi um pseudonimo conforme o professor recomendou*

11 comentários:

  1. Oi, Quentinha! Os pontos que você abordou são muito pertinentes na nossa sociedade, infelizmente.
    Mas sobre o texto, eu não entendi os aspectos que você falou dos conflitos internos do Jubiabá. Achei que você focou muito mais nos problemas sociais do que na consequências deles para a mente do Jubiabá. Eu também achei que você podia tentar escrever de forma mais "livre", invés de uma forma mais "mecanizada" (como quando a gente treinava para escrever o modelo Enem, por exemplo).

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto, Quentinha! Obrigado pela homenagem.

    ResponderExcluir
  3. O Jubiabá sempre traz essas pautas pras suas crônicas, boa observação!

    ResponderExcluir
  4. Que bonito seu texto, Quentinha. Mas acho que ele tem uma relação maior com o tema anterior que esse. :/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Quentinha! Adorei o texto e os sentimentos que expressou! Mas achei que poderia ter aprofundado um pouco mais o tema!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto, Quentinha! Porém, concordo com os comentários dos meus colegas, senti que ficou desconexo ao tema.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sua visão do Jubiabá, me faz refletir mais sobre ele, gostei do texto.

    ResponderExcluir
  8. O texto fala bem sobre o Jubiabá e toca em uns assuntos interessantes, mas eu acho q ele fugiu um pouco do tema dessa semana

    ResponderExcluir
  9. Oi quentinha, gostei do texto! Achei bem coerente a forma como vc falou de Jubiabá, ele realmente traz críticas bem relevantes e atuais.

    ResponderExcluir
  10. Quentinha, gostei do texto! Espero ler mais textos seus no futuro, especialmente os que tem críticas sociais presentes!
    Ps: Por um bom tempo, achei que seu pseudônimo era sobre o contraste entre quente e frio. Semana passada clicou na minha cabeça, e eu percebi que era sinônimo de marmita! A lerdeza pura aqui rsrs
    Mil beijinhos <3

    ResponderExcluir
  11. Quentinha Fria, Gostei do seu texto e dos pontos os quais abordou, no entanto, como já disse outros colegas, você poderia ter abordado a sua escrita de uma forma mais emotiva e adentrando mais na persona do Jubiabá. Mas tirando isso, ficou uma leitura interessante.

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir