quinta-feira, 1 de abril de 2021

Conversa com a rainha da França

 - Maria, é um prazer te conhecer pessoalmente. Fiquei muito feliz com o seu texto sobre mim e, como agora é minha vez de escrever, gostaria de conversar um pouco mais com você. Pode sentar no divã, fique a vontade.

- Obrigada, Tessa. Estou à sua disposição para ajudar.

- Bom, queria começar com o seu primeiro texto. Você pode falar mais um pouco da relação com seus pais e seus irmãos?

- Então, eu tenho dois irmãos, um mais velho e um mais novo. O mais novo tem sete anos de diferença comigo e temos os mesmos pais. Ele foi planejado. Meus pais foram ausentes comigo, mas com meu irmão eles se esforçaram. Não convivi com o mais velho. 

Tessa começou as anotações no bloquinho. Trauma. Talvez ela tenha se sentido como se não bastasse para os pais com a chegada do irmão. Possivelmente uma fobia foi desenvolvida.

- E você culpa seus pais pela falta de atenção que recebeu?

- Não. Nem meu irmão. Acho que eles fizeram o melhor que conseguiram e eu sou quem sou hoje por causa disso.

Negação. Ponto de fixação. Defesa da castração e da falta do objeto (afeto). Recalcamento: produção do esquecimento da infância.

- Você fala em um texto sobre um sentimento de inadequação ao estar junto de seus amigos. Pode me descrever as sensações dessa experiência?

- Não sei. Algo como um peso no peito, como se me julgassem e não pertencesse ali.

Lembro que larguei meu refrigerante e fiquei isolada.

Angústia somática. Sensações de desconforto e de mal-estar. Mudança comportamental relatada. Temor de perder o amor dos amigos pela indisponibilidade dos pais vivida na infância. Uma possibilidade de histeria pela incapacidade de ingerir alimentos (bolo histérico) como defesa do inconsciente por conversão para evitar sofrimento.

- Muito bom. Continuando, li em um comentário que já pensou em fazer uma tatuagem com a letra de Blank Space. Porque você acha que teve essa vontade?

- Ah, eu me identifico com a música. Como disse, é meu hino oficial e amo o refrão.

Estilo de apego ansioso. Distância emocional e indisponibilidade são atraentes. Sente medo das relações fracassadas. Preenche o “espaço vazio” com validação externa.

- Entendi. Maria, acho que isso é tudo. Muito obrigada pela ajuda. Até semana que vem.

- Sem problemas, Tessa. Até!


Tessa Gray

20 comentários:

  1. Sensacional!! Adorei a forma que você encontrou de escrever sobre a nossa querida Maria Antonieta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellis, muito obrigada pelo comentário! Fico muito feliz que gostou desse formato.
      Beijão <3

      Excluir
  2. Muito legal seu texto, tESSA! Criatividade ímpar! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rato, muito obrigada pelo comentário! Fico muito contente que você tenha gostado e que achou criativo.
      Mil abraços <3

      Excluir
  3. Muito bom o jeito que você falou sobre Maria Antonieta, Tessa. Mais um texto ótimo e de muita criatividade pra sua conta. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, muito obrigada pelo comentário! Fico muito alegre que tenha achado o texto ótimo e criativo!!
      Mil beijos e abraços <3

      Excluir
  4. Oi, Tessa! Adorei o texto, mas achei que poderia ter se aprofundado nas questões! Acho que se tivesse focado num tema específico o texto poderia ser mais sentimental, mas adorei a forma como escreveu, muito criativa, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letra, obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha adorado e que gostou da forma que foi escrita o texto. Eu também senti que ficou menos sentimental, porém eu cheguei a duas conclusões:
      1. Eu queria abordar o máximo de análises possíveis para dar conteúdo pro texto que Maria Antonieta vai escrever;
      2. Eu escrevi muito mais que isso, porém, como temos uma média de 31 linhas, tive que retirar e reduzir muita coisa.
      Esses foram os motivos pelo qual o texto ficou mais objetivo.
      Mil beijos e abraços, Letra!

      Excluir
  5. Amei o texto, Tessa. Você daria uma boa analista em psicologia. O tanto de psicoses, que você encontrou, eu jamais acharia! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modo Anônimo, obrigada pelo comentário! Engraçado você falar isso, porque o único curso que me interessava, além de jornalismo claro, era o de psicologia! Talvez acabe fazendo no futuro rsrs
      Mil beijinhos <3

      Excluir
  6. Gostei muito da forma que vc analisa as questões sentimentais da Maria, tentando passar por todas, escrevendo um pouco sobre cada, consegui compreender o que vc quis passar. Parabéns Tessa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Íris, muito obrigada pelo comentário! Fico feliz que gostou da análise e que entendeu o motivo por isso!
      Milhares de abraços apertados <3

      Excluir
  7. Não poderia esse texto ser de outra pessoa. Inteligentíssimo e criativo. Eu adorei, Tessa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elipse, obrigada pelo comentário fofo! Fico muito contente que tenha adorado. Sangue, suor e lágrimas para escrever esse texto rsrs
      Mil beijos e abraços <3

      Excluir
  8. Respostas
    1. Sarah, obrigada pelo comentário! Me deixa muito feliz saber que você tenha amado e achado criativo o texto!
      Abração!

      Excluir
  9. Muito legal o texto Tessa! Gostei de como você usou o formato da entrevista para poder abordar o tema da semana, o texto ficou bem criativo e divertido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homem Macaco, muito obrigada pelo comentário! Fico alegre que gostou do formato entrevista. Tentei dar um ar de consultório para a crônica!
      Mil abraços <3

      Excluir
  10. Tessa Gray, como sempre, mais um texto impecável! Conseguiu realizar de forma magistral a proposta da semana do professor e descreveu muito bem os possíveis atos falhos, neuroses, psicoses,... de Maria! Consegui ver nela essas mesmas descrições. Arrasou!

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estrela, muito obrigada pelo comentário! Fico muito alegre que tenha gostado do texto e que gostou da forma que abordei as descrições.
      Milhares de beijos e abraços <3

      Excluir