quinta-feira, 25 de março de 2021

Cariocar

 “Ser carioca é tipo assim. Paixão, prazer, amor sem fim. Se misturar pela cidade, compartilhar felicidade...” União da Ilha,2016.

“Carioca, sou da Lapa, Patrimônio cultural. E me banhei de alegria, tiro onda, dou meu jeito, minha Vida é um carnaval...” Acadêmicos do Salgueiro,2008.


Ser carioca é sempre se achar o mais foda e, que tudo na cidade maravilhosa, apesar de seus problemas e contradições, é incrível. O Rato Guaraná, como bom morador do Rio de Janeiro, também é assim. Botafoguense, Salgueirense e tijucano, não necessariamente nessa ordem. Carrega, além das paixões pelo time, pela escola e pelo bairro, diversos nomes em seu coração.

O seu primeiro amor se deu logo após sair da maternidade, afinal, sua família sempre morou na Tijuca e, todo tijucano de verdade, já nasce apaixonado pelo bairro, a “zona sul da zona norte”. O segundo amor se deu em preto e branco, chorou copiosamente ao escutar, pelo rádio, o gol do Túlio Maravilha contra o Santos que deu o campeonato brasileiro de 1995 ao alvinegro do Rio. Ali, aos 7 anos de idade, se apaixonou perdidamente pelo Botafogo de Futebol e Regatas, o time mais tradicional e carioca, na minha humilde opinião, do Rio de Janeiro. O terceiro amor veio na adolescência, logo quando começou a frequentar os ensaios dominicais da vermelho e branca na Rua Conde de Bonfim, se apaixonou pelo Acadêmicos do Salgueiro e, como tal, nunca foi melhor nem pior, apenas diferente.

Mas, sua vida não foi feita só de três amores. A começar por sua primeira e única namorada, até então, mais velha, tão linda, cantora, viajava ouvindo ela cantar, voz suave, adorava quando ela sussurrava no seu ouvido, porém, como um sopro, tudo se acabou. Ela se foi. Sofreu e, depois disso, nunca mais se permitiu amar intensamente. Viveu de pequenos prazeres. As segundas, com a Bruna, as terças, com a Marcele, as quartas, com a Patrícia e, foi vivendo assim, cada dia, um novo prazer.

Entretanto, mesmo com todos esses amores, paixões e decepções, seu maior amor se manteve intacto. Rato Guaraná é, acima de tudo, um apaixonado pelo Rio de Janeiro. Suas montanhas, mares e lagoas. Prédios, casas e condomínios. Zonas Norte, Sul, Oeste e a Baía de Guanabara. Rodas de Samba, grupos de pagode e no Copacabana Palace. Favela e asfalto. Em cada canto da cidade, há um pouco de Rato Guaraná, afinal ele segue vivendo, desfrutando e cariocando por aí....

* Esse texto é uma singela homenagem de um paulista ao Rio de Janeiro, ao Botafogo de Futebol e Regatas, ao Acadêmicos do Salgueiro, ao tradicional bairro da Tijuca e, primordialmente, ao Rato Guaraná, que me encanta, semanalmente, com seus textos tão bem escritos e, no meu ponto de vista, muito cariocas.

 Jubiabá

22 comentários:

  1. Adorei seu texto, Jubiabá! Assim como todos os outros!! Acho que o Rato Guaraná vai adorar a sua homenagem a ele!! Muito bom mesmo!
    A única coisa que eu senti diferente é que, não sei porque eu imaginava ele como tricolor, então esperava isso na sua narrativa também. Mas botafoguense ficou ótimo também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ellis! Muito obrigado! Sabia que eu pensei em colocar o Rato Guaraná como tricolor? Talvez você esteja certa,realmente.

      Excluir
  2. Jubiabá, mais uma vez amei seu texto! Tenho uma visão muito semelhante do Rato Guaraná e me identifico demais com ele (não sei se por causa do Botafogo ou pelos amores tão efêmeros). Enfim, parabéns por retratar tão bem esse escritor tão talentoso que temos o prazer de acompanhar, você brilha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Maria Antonieta! Espero que o grande Botafogo possa voltar a brilhar.

      Excluir
  3. Jubiabá, as atmosferas que você cria em torno dos seus textos são excepcionais. A forma como você descreveu o Rato Guaraná como um grande figurão foi incrível. É poesia sem rima. Só acho que ele não deve ser tão velho assim pra ter escutado na rádio o primeiro (único) título brasileiro do Botafogo hahaha

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jubiabá! Amei seu texto, adorei a forma que decidiu escrever! Se antes eu tinha alguma outra visão, com esse texto você me convenceu que o Rato guaraná é exatamente assim! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Jubiabá, parabéns pelo texto incrível! Eu, como boa carioca, adorei as descrições que fez. Inclusive, por um momento achei que você também era carioca rs
    Assim como Ellis, também acho que Rato Guaraná vai adorar a homenagem. Sua abordagem foi muito boa e o texto ficou maravilhoso de ler, agora só consigo imaginar a Rato Guaraná assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alice! Que bom que você achou que fosse carioca, pois tentei, ao máximo. me colocar no lugar de vocês.

      Excluir
  6. ficou muito boa a descrição da vida do cara, e o pior é que como morador do rj identifico um monte de carioca assim kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Jubiabá, gostei muito do texto! Acho que você deu uma ambientação meio boemia, o que foi ótimo. Além disso, mostrou o Rato Guaraná de uma forma profunda e, ao mesmo tempo, falou sobre a malandragem de um bom carioca que eu imagino que ele tenha!
    Parabéns! Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tessa! Que bom que você conseguiu captar a homenagem indireta que faço a malandragem carioca. Beijos

      Excluir
  8. Jubiabá, seus textos sempre me encantam! Também imagino o Rato Guaraná com essa paixão pelo Rio de Janeiro e essa vida boêmia!

    ResponderExcluir
  9. Jubiaba, eu estou completamente sem palavras! Você tocou em pontos que batem exatamente com a minha personalidade e me emocionou demais com essa sincera homenagem ao meu amado Rio de Janeiro. De fato eu sou completamente apaixonado por esse lugar. Para surpresa de todos, a escola do meu coração é a União da ilha, apesar de vir da taquara... vai entender o coração de sim, um Botafoguense roxo! to impressionado demais com a sua cronica, não tenho nem como te agradecer do jeito que eu queria, com um abraço muito apertado em qualquer samba de roda . Parabéns demais pelo texto, que sou suspeito pra falar, mas que tá incrível!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto, Jubiabá. Como os anteriores, é muito bom. Também imagino o Rato Guaraná assim, acho que você captou muito bem a essência dele.

    ResponderExcluir
  11. Um texto incrível! Descrições repletas de sentimentos. Parabéns mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse texto praticamente me colocou na pele do rato, acho que eu sou um pouco de rato guaraná também kkkkkkkkkk, muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Jubiabá, isso ficou incrível! Gostei muito do jeito que representou o Rato. Uma declaração lindíssima ao Rio de Janeiro e ao Rato, que merece muito! Parabéns, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  14. Texto mt legal, realmente da pra ver bastante do Rato nele

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu texto! Suas descrições bateram certinho com como eu o imagino.

    ResponderExcluir