sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Eu e um café sobre mim

Era fim de tarde e a gente conversava. Foi mais um desabafo que conversa, mas o esconderijo começa aqui- vocês vão entender o porquê da palavra “esconderijo” quando eu falo de mim mesma. 

Era quase noite e a gente tentava se entender. Ele falava das suas aflições e do seu dia, do seu cansaço, do estudo, e da insônia que prega peça quando é madrugada e ele gira na cama até que os carneirinhos fazem efeito e o nosso gps cerebral encontra o sono. 

Era um entardecer carioca quando ele me perguntou sobre mim, sobre minhas aflições, cansaço, estudo, e se o travesseiro estava de bem com a minha consciência e eu conseguia dormir tranquila sem precisar pedir ajuda àqueles bichos brancos.

Tava bom o café?

Eu disse. Eu falei. Eu perguntei aquilo. Saiu de mim a pergunta mais esfarrapada do mundo, eu nem bebo café, eu odeio café, eu nem sei fazer café. Eu jamais iria querer informações sobre a bonança do café que ele tinha bebido há horas atrás antes de começar a falar e dissertar sobre a sua vida.

Tava gostoso, aprendi a fazer.

Ele respondeu. Pareceu não perceber que peguei a primeira saída da estrada eterna sobre minhas lamentações. Achei que ele não tivesse visto meus olhos bombeando sangue e imaginando uma resposta digna de um novo assunto. 

Por que você nunca quer falar de você?

Depois de rir demonstrando que nada tinha ficado escondido, ele me fez a pior pergunta que alguém pode fazer à mim na vida. 

Pensei em dizer que eu não falo sobre mim, ou, de mim, porque eu me decepciono demais com quem eu sou ou com quem eu me torno diariamente. Pensei em dizer que não falava de mim, ou sobre mim, porque era sufocante lidar e conviver comigo, e que para discorrer sobre esse ser humano que escolhi ser, precisaria abrir as janelas do apartamento 911 e gritar para os sete cantos da cidade, tudo o que eu acho sobre, eu. E pensei tanto que aquilo me engasgou e precisei tossir, depois dei um riso sem graça e tentei imaginar qualquer outra coisa que eu pudesse falar e que não demonstrasse que eu sou covarde demais pra contar pra qualquer pessoa que seja- mesmo quando essa pessoa não é qualquer pessoa que seja- que eu não sou tão legal assim, que eu fiz mal, que eu faço mal, que eu sou chata,
que eu
            que eu
                        que eu
                                    que eu 
                                                que eu
                                                            que eu
                                                                        que eu
que eu falo qualquer coisa pra fugir do assunto “eu” e busco qualquer coisinha microscópica que interesse mais as pessoas pra que eu fale sobre essas coisas e consiga fugir de falar sobre mim. É que na verdade, quando eu falo de mim, até eu tenho que me encarar, e aí começa a ficar difícil.

Tava bom o café? Acho que vou provar.
 
Sophie Milk

Nenhum comentário:

Postar um comentário