sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Há mais de uma semana

Viver longe de casa não é pra qualquer um. Eu tive que aprender isso na raça, sobretudo desde que saí da casa dos meus pais pra estudar em outro estado. Foi, e ainda é muito difícil viver longe do canto que sempre foi meu. Por mais que os dias atuais sejam difíceis por causa da famosa saudade no peito, eu me lembro muito bem da primeira vez que realmente fiquei longe de casa.
Esta que vos fala começou a trabalhar aos 16 anos. Me tornei professora de inglês em um curso na cidade vizinha. Professora de inglês? Aos 16 anos? Sim, eu sentia bastante orgulho pelo fato de que meu primeiro trabalho na vida era algo de tamanha importância e responsabilidade. E o salário? Quer dizer que eu teria dinheiro pra comprar as coisas que sempre quis? Isso mesmo! Eu estava muito feliz. Daí veio o primeiro baque. Eu teria que passar uma semana fora de casa, a trabalho. Eu estava era muito triste.
Agora pense você, que uma semana fora de casa não parece grande coisa. E eu passaria uma semana na cidade vizinha, o que, a princípio, parece algo bem besta. O ponto é que aquela não era eu passando uma semana na casa da avó. Ou uma semana na casa daquela amiga rica. Aquela era eu pela primeira vez viajando a trabalho, tentando dar o meu melhor e esperando não decepcionar alguns empresários que por algum motivo acreditaram que eu seria uma boa professora. Fiquei com medo, fiquei nervosa. Descobri de verdade o que era ansiedade. Descobri de verdade o que era estar em uma multidão mas se sentir sozinha. Aquela uma semana fora de casa foi o primeiro grande balde de água fria que a vida adulta me deu. Ainda bem que quando era criança, aprendi que depois da tempestade vem a bonança. Aquele balde de água fria foi o banho que eu precisava.
Por mais que no fim das contas tudo tenha dado certo (porque, bem, eu mostrei que aqueles empresários engravatados estavam certos sobre mim), ficar todos aqueles dias longe da minha família fez de mim uma pessoa mais forte, mais sábia e até mesmo mais feliz, porque foi ali que percebi que eu era capaz de realizar muita coisa nessa vida. E se hoje você, que está aqui nessa universidade, está longe da sua família, saiba que eu te entendo muito bem. E saiba que você também tem forças pra aguentar a saudade, pra aguentar todos os tapas na cara, pra aguentar todas as dificuldades que acontecem quando se mora longe daqueles que ama. Você é forte pra caramba, e ainda vai realizar muitas coisas nessa vida.

Misty Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário