domingo, 16 de outubro de 2016


A culpa não é das estrelas, é das células

Eu tinha 12 anos quando fui diagnosticada com Carcinoma de Células Grandes, câncer no pulmão, estágio IV.  Aquilo definitivamente não foi esperado, foi um baque, um choque, um soco bem na boca do estômago, sabe? Daqueles que doem à beça. Minha mãe chorou durante dias e meu pai ficava repetindo que aquilo não estava acontecendo. Não com a menininha dele. E eu só tentava ser forte, o mais forte que eu podia ser. Por eles. No fundo, eu sabia que ia morrer. Eu só não pensei que ia demorar tanto.
Comecei o tratamento assim que descobri que tinha uma doença que estava me matando aos pouquinhos. Minha vida acontecia dentro de hospitais com agulhas espetadas por todo o meu corpo, eu não ia mais à escola, nem ao cinema, nem brincava com as minhas amigas. Eu só ia para os hospitais e esperava ansiosamente o dia em que eu não precisaria mais ir. Meus pais também não aguentavam mais esperar por esse dia. Mas acho que eu e eles tínhamos uma noção diferente de como ia ser quando esse dia finalmente chegasse.
Veja bem, eu não sou suicida. Mas eu já não tinha cabelo, amigos, diversão. Eu só tinha uma careca e minhas amigas eram as enfermeiras que aplicavam drogas todos os dias em mim sabendo que aquilo não estava funcionando. Eu tinha pais que estavam gastando mais do que podiam com um tratamento que não ia me curar. Eu tinha uma esperança que a velha amiga Morte me buscaria logo. Eu tinha só essa esperança.
E ela veio.
Dois meses depois, faltando uma semana para o meu aniversário de 13 anos, ela veio. Eu a senti chegando, meus pais também. Minha mãe me abraçou até o fim e meu pai segurou minha mão até ela ficar gelada igual a um picolé. E aí eu morri. Aceitei a morte como uma velha amiga e parti desse mundo junto a ela. E finalmente, eu estava livre.


Afrodite

14 comentários:

  1. Ótimo quebra de expectativa, como a descrição/situacao estava bem parecida com a da Hazel Grace eu fui formando um desfecho igual ou parecido na minha cabeca. Foi interessante também por ter abordado o tema da morte como livramento e nao no sentido usual, ruim

    ResponderExcluir
  2. Texto bem diferente, ótimo! É muito bem escrito e tem estratégia narrativa com operador de intimidade. Legal como a morte é tratada como o objeto de gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: o título com referência a Culpa é das Estrelas é muito criativo.

      Excluir
  3. MUITO legal esse valor que você atribuiu à morte, num sentido de gratidão mesmo. Acho que as pessoas têm dificuldade em enxergar isso, mas a morte realmente pode ser libertadora em alguns casos. Mesmo assim, acho que todo mundo tava esperando um final em que ela seria grata por ter sido salva, ou algo assim, então o desfecho final foi bem interessante também.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto. O POV apresentou-se em sua totalidade e o título fez-se bem contemporâneo. Muito interessante o debate que a autora trouxe em relação à eutanásia e mostrando como que o individuo lida cm isso, determinando um pouco de empatia e cidadania também. No texto porém, tal procedimento n foi utilizado, mas a problemática homem/morte ainda ficou no ar , em específico na escrita, com a presença da gratidão. A questão psicológica também foi mt bem utilizada por apresentar um personagem marcante, com uma história forte e com conflitos existencais. Entretanto, sinto q a linguagem deveria ser bem melhor explorada, não vejo evolução das palavras que impede um enriquecimento maior do texto.

    ResponderExcluir
  5. A gratidão implícita na morte é muito interessante. Acho que seria mais profundo se utilizasse um pouco mais de uma linguística mais descritiva e sentimentos por parte do POV. Levanta questões sociais e deixa um questionamento se foi uma morte lenta e, digamos, natural ou se entra o tema da eutanásia. As relações do título com obras já conhecidas é uma sacada para chamar atenção do leitor.

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei esperando que a personagem fosse morrer bem depois, tipo a Hazel mesmo haha. Bom, através da referência à A culpa é das estrelas e utilizando o operador de intimidade o texto ganha empatia dos leitores. A quebra de expectativa no final, tanto por a morte chegar e pela personagem ter gratidão pela morte poderia ser mais explorada, por exemplo, contanto porque ela estava pior, o que tinha acontecido.

    ResponderExcluir
  7. O título é muito criativo, usando uma referência muito atual. Gostei de como o assunto foi tratado ao longo do texto, e principalmente de como a morte foi retratada. Como um alívio, e não uma derrota. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. O título é muito criativo, usando uma referência muito atual. Gostei de como o assunto foi tratado ao longo do texto, e principalmente de como a morte foi retratada. Como um alívio, e não uma derrota. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse texto, muito inovador e profundo. A forma como a morte é tratada, como sendo algo de salvação ao invés de algo negativo, serve para mostrar que, dependendo dos casos, a morte nem sempre é pra ser pensada como algo triste e sim como algo bom para aquele que estava sofrendo antes de ela chegar para ele e esse pensamento pode muitas vezes servir para ajudar familiares e amigos que sofrem com a perda.

    PS: As referências à "A Culpa é das estrelas" no título e à parte do conto dos três irmãos em "Harry Potter e as relíquias da morte" na penúltima frase também ficaram bastante legais na crônica.

    ResponderExcluir
  10. Esse texto tem uma mensagem muito bonita. Aceitar a morte como algo natural e implícito à vida é uma característica bonita no seu POV. Gostaria de um pouco mais de sentimentos trabalhados, mas isso não influi na qualidade do texto. Muito bom, mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Texto bem escrito, mandou bem na familiaridade com a morte

    ResponderExcluir
  12. Bem tenso e emocionante o POV abordado.

    ResponderExcluir
  13. Emocionante e talvez o melhor título que vi por aqui. Muito bem escrito, só não achei tão original.

    ResponderExcluir