domingo, 16 de outubro de 2016


NHAMANDU JOGWERU

O sol nasce. Desperto e meus irmãos já estão a postos para iniciar o ritual de pintura. Hoje é dia de celebrar à mãe Terra, agradecer ao pai Sol por toda diversidade e ao sucesso da colheita. Desde de curumim aprendi que o bicho homem veio do verde e o verde dissolverá sua carcaça quando seu universo singular vier a findar-se. Aprendi também que a prática de duas palavras é fundamental para a nossa permanência nesse espaço físico: respeito e equilíbrio.
A cerimonia sagrada se inicia e com ela nosso ritual pulsado. Todos em ordem com seus maracás chocalhando. Um pé batendo mais forte no chão em um compasso binário para marcar o ritmo da dança e da música. O uso do corpo como barulho e a voz feminina em consonância com a voz masculina concede um contraste musical que nos basta. A fogueira complementa o culto à natureza, juntamente com os curumins da tribo, signo máximo de perpetuidade.
Me sinto mais uma vez vivo. Vivo por respirar desse ar purificado. Vivo por beber dessa água ungida. E vivo, principalmente, por todos aqueles ao meu redor que me permitem transcender do meu jeito próprio, longe de toda aquela poluição e deturpação de valores que eu vi na cidade grande, longe do homem branco. Enquanto reflito sobre o quão abençoado sou, continuo a dançar. Bato o pé direito com mais leveza, depois o esquerdo cm maior força, em minha mão o maricá soa. Me sinto parte da natureza.
A natureza, minha tribo e eu somos um só. Por isso a necessidade de agradecer por esse vínculo tão refinado. Tudo que eu tenho veio da mãe terra, e tudo que eu emito vai para mãe terra. União agraciada pelo pai sol que emana sua energia para selar essa ligação. A fogueira continua a queimar e o maricá a soar.


Nina Meneses

14 comentários:

  1. Interessante o POV apresentado. Achei que cumpriu bem a proposta do texto com a escolha das palavras e situações.

    ResponderExcluir
  2. Bem criativa a abordagem ao tema. Gostei da linguagem utilizada também.

    ResponderExcluir
  3. O texto é bem ilustrativo. Dá pra imaginar-se na mata, a fogueira queimando, o barulho dos pés no chão. A linguagem, a descrição dos elementos, tudo isso contribui. E deixa uma sensação muito gostosa.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim foi o pov mais interessante abordado. Surpreendente e gostoso de se ler! Adorei a descrição e como não ficou um texto enjoativo pois não houve repetições desnecessárias. O caráter antropológico e psicológico podem ter sido arriscados, mas foram marcantes e é como se fosse um relato realmente de um índio e foi o que mais gostei nessa crônica. Talvez o que possa vir a ser um ponto negativo é que não haverá uma conexão íntima na qual o leitor poderá se identificar. No mais, ótima crônica! Parabéns pela ideia inusitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! A ideia é justamente trazer uma reflexão sobre o pq de hj não haver essa conexão e ate mesmo empatia com as questões indígenas e da natureza. Pq um texto sobre cachorro me comove e pq um sobre os índios e a natureza não? Ambos os temas são e total relevância, mais um é mais empático que o outro. Cabe o questionamento.

      Excluir
  5. O gratidão de nossos nativos é linda e foi muito bem utilizada. É simples e com uma mensagem bonita. Talvez caberia uma referência que explicasse o titulo (caso tenha me desculpe, passou despercebido). Gostaria de ter visto um pouco mais de descrição por parte do POV em alguns parágrafos. É muito boa de ler e deveria ser de maior apreço entre os leitores, pois a temática é muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título é traduzido no primeiro período do texto. Quanto à descrição do pov vou refletir um pouco mais sobre como sanar essa carência. Grata pela comunicabilidade.

      Excluir
  6. Acho que o POV é muito bem feito por utilizar palavras indígenas, pela maneira que se refere à natureza e pela descrição muito bem detalhada. Gostei bastante do texto. A gratidão é bem simples, mas muito comovente pela maneira que você construiu o texto. Acho que além disso, esse texto é perene porque fala sobre a relação do índio com a natureza e exerce a cidadania por falar sobre respeito e equilíbrio nas relações do homem com tudo a sua volta. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto!O POV é muito interessante e foi muito bem escrito. Acredito que conseguiu atingir muito bem a proposta. Gosto também do contraste feito entre o que se vive em uma tribo e o que se vive nas cidades.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto!O POV é muito interessante e foi muito bem escrito. Acredito que conseguiu atingir muito bem a proposta. Gosto também do contraste feito entre o que se vive em uma tribo e o que se vive nas cidades.

    ResponderExcluir
  9. O POV foi utilizado de forma muito bonita, quase poética. O contraste entre formas de sociedade deu um toque especial. Além disso, como regra em seus textos, a escrita é muito bem elaborada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Bem poético e fotográfico, da pra enxergar cena por cena do que foi descrito

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da abordagem meio que intercultural que você fez no POV, mostrou que apesar de práticas culturais diferentes ao redor, o ser humano pode sim alcançar a plenitude. Só achei que faltou algo surpreendente ou uma interação mais externa do narrador com o ambiente, mas gostei.

    ResponderExcluir
  12. Achei interessante a escolha do pov,a abordagem e o uso de palavras foram bem utilizadas. Para mim foi cansativo algumas repetições, mas no geral foi um otimo texto.

    ResponderExcluir