domingo, 9 de outubro de 2016

Te ver, te ter

Quando te vi pela primeira vez, sua saia rodopiava no ritmo do balanço no qual você balançava. Quando te vi pela primeira vez, você sorria como se nada pudesse tirar aquela alegria de você. Quando te vi pela primeira vez, seus olhos brilhavam de um jeito que me fez arrepiar toda. Quando te vi pela primeira vez... você me viu pela primeira vez. Quando te vi pela segunda vez, você me falava que era bailarina e iria dançar na Europa no próximo verão, mas que isso partia seu coração de certo modo pois você dava aula na pré-escola do seu bairro e teria de deixar as criancinhas. Quando te vi pela terceira vez, você dançava para mim na varanda de casa e sorria como daquela vez no balanço. Quando te vi pela quinquagésima vez, estava te vendo dançar da plateia daquele teatro em Londres, do qual eu nem me lembro o nome ou da arquitetura pois tudo que eu conseguia prestar atenção foi no quanto você dançava maravilhosamente bem. 
Quando te vi pela septuagésima vez, eu estava de joelhos e você dizia sim. Quando te vi pela septuagésima vez, você me fazia a mulher mais feliz do mundo. Quando te vi pela septuagésima vez, você sorriu para mim como da primeira vez, você foi feliz como da segunda e dançou como da terceira. Quando te vi pela septuagésima vez, seu amor me inundou por inteira e eu te amei mais do que nunca. Quando eu te vi pela septuagésima primeira vez, você estava nos meus braços, sem vida, deixada no meio da rua por um motorista que avançou o sinal vermelho. Homens de branco te levaram de mim e te puseram numa ambulância. Quando te vi pela septuagésima primeira vez, o homem que avançou o sinal, os homens de branco, a ambulância com seu barulho irritante... todos eles te levaram de mim.
Quando te vi pela última vez, você não sorria e nem dançava mais. Não chorava e nem me pedia por café na cama fazendo beicinho. Você não falava mais de saudade ou das fotos que eu tirei você. Quando te vi pela última vez, você se foi. Para dentro de um buraco onde poderia muito bem ser o meu coração.
Quando te vi pela última vez, eu vi também a minha morte pela primeira.


Afrodite

13 comentários:

  1. Lindo texto! Estratégia narrativa das repetições deixou ele ainda mais impactante. Teve empatia e humanizou o relato do atropelamento da mulher, evitando os definidores primários.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!! Não tenho do que reclamar, maravilhoso o texto.. Soube usar muito bem as repetições mesmo

    ResponderExcluir
  3. As repetições trouxeram dinâmica ao texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. -CHOREI-
    Lindo texto, dinâmico e fácil de ler. Exerceu sutilmente e poéticamente a cidadania ao abordar o tema do cuidado ao volante. Simplesmente adorei!! Quero ler mais coisa sua!

    ResponderExcluir
  5. Cara, muito bom! Me deu arrepios o final. O jeito como você escreveu, senti uma vibe meio 500 dias com ela.

    ResponderExcluir
  6. Texto sensacional e bem delicado. Gostei de como exerceu a cidadania de um modo intuitivo e lírico. As repetições foram mt bem exploradas e gostei das descrições "fotograficas" do texto. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  7. Vcs estão muito sentimentais e acabando com meu emocional com esses textos. Super atual, textos como esse sao comuns todos os dias em relação as tragédias. bom bom

    ResponderExcluir
  8. achei legal o tema e a reflexão que ele traz, mas também achei cansativa a repetição das palavras.

    ResponderExcluir
  9. achei legal o tema e a reflexão que ele traz, mas também achei cansativa a repetição das palavras.

    ResponderExcluir
  10. Bom demais o texto. As repetições não foram apenas recurso linguístico, mas se tornaram também parte do texto. Bonito demais. Muito feliz e também muito triste. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Texto lindo! As repetições foram usadas com coerência, as descrições foram trabalhadas com delicadeza. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Achei muito boa a construção do texto. Um final triste pela história, mas o tema foi bem trabalhado.

    ResponderExcluir
  13. Até me arrepiei, um dos meus textos favoritos até agora, usou muito bem a repetição, ainda por cima de uma forma original, diferente do que vemos por aí. Muito emocionante, parabéns.

    ResponderExcluir