domingo, 16 de outubro de 2016


DIÁRIO DE UM FETO

Deparo-me em uma corrida, não sei bem como cheguei aqui e nem o motivo da mesma, só sei que quero chegar primeiro que todo mundo, e estou conseguindo, espera, me ultrapassaram, mas vou conseguir, estou chegando perto, vou ganhar, vou ganhar, GANHEI! Hahaha eu sabia que conseguiria ganhar, eles não eram páreo para mim. Espera um momento, que lugar é esse? 
Parece que estou dentro de alguém, não a conheço, e pelo visto ela nem sabe da minha presença, mas me alimenta, me aquece, consigo sentir o coração dela pulsar, é como se ela me amasse sem me ver, e eu a amo também. Não sei explicar, acredito que esse sentimento seja algo tão verdadeiro que nem posso compreender.
Três meses se passaram, acho que finalmente fui descoberto, e percebo que o amor aumentou. É como se eu pudesse sentir a felicidade dela em saber que eu existo. Tem um homem que fala sempre comigo, apesar de ter uma voz estranha e falar tudo no diminutivo, ele é legal, acho que o nome dele é papai.
Quinto mês! Acho que eles descobriram que sou um menino, já me chamam de Marcelo. Estou doido pra sair daqui e ver o rosto dessa pessoa, já até descobri o nome dela, é mamãe. Não imaginei que o prêmio por vencer aquela corrida seria algo tão grande. É inenarrável a felicidade que estou sentindo, como alguém consegue me amar tanto sem nem se quer olhar no meu rosto, nossa ligação vai além desse cordão umbilical, vem do coração, sinto como se fossemos um só.
266 dias se passaram, estou louco para sair daqui, sei que ela deve ter sofrido me levando pra cima e pra baixo, dividindo sua alimentação comigo, ouço queixas de dores, mas ainda assim o nosso amor só aumenta junto com a minha gratidão. Chegou a hora, estou saindo, finalmente consegui ver o rosto dela, ela é linda e está chorando de felicidade me segurando no colo. Só queria dizer uma coisa para ela: OBRIGADO MAMÃE, TE AMO!


John Kramer

14 comentários:

  1. Apesar do final ser o esperado por todos - não ter nada de surpreendente - achei o texto objetivo e de relação afetuosa o que pra todos os seres humanos tem uma ligação bem próxima. Cidadania, sentimento, perenidade, linguística.. texto bem fácil e gostoso de ler com critérios que o professor apresentou. Tá prestando atenção nas aulas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito joão, nao tenho o que criticar... nem mesmo o final "previsivel" porque foi esse o objetivo do autor, o texto caminhava pra isso

      Excluir
  2. Lindo texto!!! É de fácil identificação e apresenta o tema de maneira emocionante através de um ponto de vista totalmente inovador.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da maneira que o texto caminhou, através dos meses você encaminhou os leitores para o fim do texto, o nascimento, no entanto, o final foi muito previsível. Cumpriu o esperado, mas não achei tão emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é um relato de um nascimento, não tem como não ser previsível, a menos que a criança nasça dando pirueta e cantando Beatles. o.O

      Excluir
  4. O POV do feto podeira ser mais infantilizado ou desconhecido do mundo. O que é mamãe? O que é papai? Estou dentro ou fora? O que um feto vai pensar sobre gêneros... Acho que levantaria debates e atingiria de formas bem inovadoras o leitor. Era bem previsível o final. Não necessariamente precisa de uma reviravolta, mas a finalização poderia ser mais bem pensada. Seria mais importante relatar o sentidos do feto, a sensibilidade (quente, frio, agradável, sons, sentimentos...) do que descrever tempo ou situações. A temática é boa mas poderia ser orquestrada de uma forma a surpreender o público (surpresa não necessariamente de desfecho inovador, mas de um ponto de vista que o leitor não tenha o contato "imaginável").

    ResponderExcluir
  5. Pov interessante no que diz respeito à apresentação de um personagem que não conhece foi apresentado definitivamente à vida. Porém, ao meu ver, apresentou-se com uma problemática bem esteriotipado no que se refere à romantizacao da maternidade. Penso que o autor poderia trabalhar um outro lado de um feto, como que é crescer dentro de uma outra pessoa, a questão da sensibilidade e dos sentidos do fato, como citado pelo colega Oliver Fagundes. A questão antropológica ficou evidente, mas a psicologica ficou comprometida. A linguagem apresentou-se bem linear.

    ResponderExcluir
  6. O POV é muito legal, mesmo. A ideia de fazer um texto sobre gratidão por meio do ponto de vista de um feto é diferente e interessante. Gosto das situações retratadas, mas acho que poderia haver mais situações. Sinto que você fez uma escolha muito legal de POV mas não usufruiu disso tanto quanto poderia, a relação feto-mãe/pai poderia ter sido mais aprofundada. A gratidão ao longo do texto é mais implícita, o que ficou muito bom, porém não gosto muito do final brusco do texto.

    ResponderExcluir
  7. O POV foi bem criativo, mas concordo com o Oliver quando fala sobre o POV infantilizado. Acredito que enriqueceria a crônica pois permitiria uma maior visualização pelo leitor da situação narrada.

    ResponderExcluir
  8. Concordo sobre a necessidade de um POV mais infantilizado. Você já usou um pouco dessa ideia, mas poderia ter se aprofundado mais. Mas gostei do texto.

    ResponderExcluir
  9. Clodoviu viu e achou um lindo texto, com um POV que poucos esperavam, um olhar infantilizado e uma visao que poucos esperavam

    ResponderExcluir
  10. Gostei do texto, foi uma ideia original mas poderia ter sido melhor explorada, concordo plenamente com o oliver. Esperto demais esse feto ai

    ResponderExcluir