domingo, 9 de outubro de 2016


Aflorou.

Pena de pavão de Krishina. Purpurina. Catuaba e afoxé. Aquele carnaval ainda permanece na minha mente como um lembrete assíduo me levando a um tempo em que tudo parecia fazer sentido, um tempo no qual crises financeiras eram meras notícias corriqueiras nos jornais, sem nenhum impacto sobre mim. Nada podia me atingir. Nada podia me atingir porque eu a tinha. Nada podia me atingir porque acontecesse o que acontecesse, no fim da tarde ela sempre estava me esperando com sua forma mais poética de ser. Seu sorriso era minha poesia.
Flor no cabelo. Batuques e ritmos. Danças. Não conseguia conter minha felicidade. Tudo transbordava. Desde a conheci, nenhum dia foi o mesmo. Apendi a sambar, gostar de Drummond, fazer hortas orgânicas, a gostar de chás e questionar tudo. Ela apresentou-me a melodia de Alceu e o flow do Notorious B.I.G. Passávamos madrugadas planejando nossa viagem à Bahia. E, depois de tantos ensinamentos e cuidados, eu pude florescer ao lado do mais belo girassol. Ela sempre me mostrava a luz.
Mas como toda semana carnavalesca, a quarta-feira de cinzas chegou. Chegou avassaladora, chegou afastando ela de mim. Acordei singular em meio as cinzas de quarta e chorei por ver que a vida vai. Meu pranto fez-se juntamente com minha penitência em ver-me sozinha, sem nenhum apoio, sem ninguém para dividir sequer a camomila. Foi difícil. Contudo, hoje sorrio por ver que a vida vai bem.
Hoje embarco para a Bahia, levo toda a alegria, purpurina e gingado que absorvi dela. Hoje ela está em outro continente. Ela de lá inverno, eu de cá verão. Hoje vivo amores em blocos, amores em cores, amores em rodas de dança. Ela é o carnaval por inteiro, todo o arco íris e a própria dança. Eu de cá a quero bem, ela de lá também me quer bem. Hoje recebi girassóis.


Nina Meneses

14 comentários:

  1. Nina, gostei muito! Poético na medida certa, leve e fluido. Há perenidade e ótimas referências sutis que dão dinâmica a crônica. Amei a metáfora da quarta-feira de cinzas

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bonito e bem escrito! Talvez pra mim a escrita ficou um pouco pesada mas no geral, o tema ficou claro, não exagerado e foi uma leitura prazerosa de verdade. Perene e, apesar de ter bastante coisa particular, posso me identificar com a situação. Muito visual, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mt obrigada. Fiquei cm dúvidas qnd vc se referiu à escrita pesada, poderias me informar melhor sobre isso?

      Excluir
  3. Gostei muito de como tu fez essa referência à quarta-feira de cinzas! O texto, apesar de falar de um assunto bem comum, foi abordado de uma maneira bem única e cativante. Dá pra enxergar um carnaval cheio de glitter e a batucada no fundo. Muito bem escrito, também.

    ResponderExcluir
  4. Oh que texto bonito! A relação entre o carnaval e o tempo é maravilhosa, especialmente no final quando o próximo carnaval chega e com ele a vida passa.

    ResponderExcluir
  5. Texto bom mas que nem todos irão se identificar pois é um tema em específico "o carnaval" entretanto a maioria ama, inclusive eu kkkk

    ResponderExcluir
  6. gostei do jogo de palavras e do uso de muitas figuras de linguagem, isso fez com que a leitura fosse gostosa.

    ResponderExcluir
  7. gostei do jogo de palavras e do uso de muitas figuras de linguagem, isso fez com que a leitura fosse gostosa.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto. A leitura é fácil e a linguagem foi excelente. Os jogos de palavras ao longo do texto deixam ele mais interessante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom seu texto! Mais uma vez, parabéns pela escrita bem trabalhada!

    ResponderExcluir
  10. Teu texto é lindo! Acho que não há o que criticar, só agradecer por ter passado essa beleza pra nós!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom texto! É de fácil aproximação com o publico em geral, apesar de nem todos "pularem" carnaval é um evento que todos conhecem então esse sentimento é de bom entendimento

    ResponderExcluir