domingo, 25 de setembro de 2016

Bolo branco
Era só dar umas dez da manhã na terça feira que eu já pegava o telefone, não precisava nem tocar. Não dava outra, já já sentia a vibração e apertava o botão verdinho. Era a prima Luisa, querendo saber como eu tava.
“Tô bem, Lu, cansada.”
“Cansada do que, menina? O Bruno te largou? Foi demitida? A casa alagou com essa tempestade de ontem à noite? ”
E eu podia falar que tava bem, que tava ótima que já vinham perguntas sobre a saúde do meu cachorro Zé ou se eu tava no acidente na BR101 no final de semana, porque ela sabe que eu pego essa estrada. Era assim desde que éramos meninas, quando nas brincadeirinhas de faz-de-conta ela sempre queria fazer de conta que eu era a que só se dava mal na história.
Prima não faz por mal, acho. Sempre foi uma boa pessoa, com quem eu adorava fazer bolo de abacaxi com coco na casa da vovó, apesar de sempre me culpar quando o bolo queimava. Hoje em dia ela só fica muito sozinha, depois que a tia se foi, e tudo mais. Por isso eu relevo.
Na sexta à tarde, tirei uma folga no trabalho e resolvi que ia lá, fazer uma visitinha. Assei a famosa receita do bolinho de abacaxi com coco, ainda na mesma forma de pudim que a gente fazia. Cheguei lá, com ele fresquinho e um sorriso no rosto e eis que a Lu atende a porta: "Oi, prima! Ah, que isso? Queimou o doce e veio despachar pra cima de mim, é?"

Rita.

10 comentários:

  1. legal o fato do ponto de vista ser da invejada e nao da invejosa

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o ponto de vista diferente é o que destaca esse texto dos demais que ja li.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não consegui captar muito bem a inveja no texto mas acho que o fato de ser contado sob o ponto de vista inverso pode ter me atrapalhado nisso kk. De fato o ponto de vista ser da invejada oculta um pouco a questão do sentimento já que ela não pode saber o que a outra está sentindo. Mas enfim, achei o texto também bem legal, com um humor sutil,e com uma história que conta uma situação bem frequente.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com os dois primeiros comentários, acho que a mudança de ponto de vista dá um diferencial ao texto. Mas acho também que a inveja foi pouco trabalhada.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com os dois primeiros comentários, acho que a mudança de ponto de vista dá um diferencial ao texto. Mas acho também que a inveja foi pouco trabalhada.

    ResponderExcluir
  6. A proposta de uma novo POV deixou o texto bem criativo

    ResponderExcluir
  7. A inveja foi trabalhada de forma sutil e interessante. Concordo com o comentário acima sobre o POV. Esta impressão é bastante recorrente, causou empatia.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto, embora tenha tido dificuldades em achar a inveja.

    ResponderExcluir
  9. A proposta do POV foi o que deu o charme no texto, gostei da criatividade e da simplicidade do texto. Bem escrito e direto.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da simplicidade do textos. A inveja foi trabalhada de forma sutil, mas deu para perceber sua presença

    ResponderExcluir