domingo, 25 de setembro de 2016

Isso Não É Um Conto de Fadas

Parece que as situações nas nossas vidas são combinadas para que no fim tudo dê muito certo ou muito errado. É o que acontece comigo, pelo menos. Existem épocas muito felizes e outras muito tristes. Você acha que se eu estivesse em uma fase boa estaria escrevendo isso agora? Claro que não.

Acontece que eu, mocinha de cidade pequena, vim parar na cidade grande, sem saber grandes coisas, para morar com minha família. Mocinha não, mulher. Eu já tinha meus 20 e poucos anos.

Não demorou para conhecer a cidade. Eu fazia faculdade com meus primos, tínhamos a mesma idade e saíamos bastante com nossos amigos em comum. Foi assim que eu conheci o casal do grupo. Rodrigo e Mariana. Eles já namoravam há sete anos, mas o homem era um asco com ela. Rodrigo era o tipo de pessoa que menosprezava, traia e manipulava. Mas, Mariana... Ela era maravilhosa.

Ela era uma menina linda. Tinha uma pele morena e os cabelos longos e enrolados. Eu que me conhecia muito já sabia o que queria, mas ela infelizmente, defendia o namorado com unhas e dentes. Acho que como eles já namoravam desde novinhos, Mariana ficou acostumada com essa situação. Ela já tinha me contado que havia uma pressão muito grande da própria família para que eles se casassem. 

Eu me indignava. Tentava sempre defendê-la e abrir os seus olhos para que pudesse ver os absurdos que ele cometia, na maioria das vezes, bêbado e na frente dos amigos. Como podia uma menina tão linda ser diminuída de tal forma?

Três anos depois, o casamento tão temido por mim ia acontecer. Foi na Igreja onde os pais dela se casaram. Os meses de toda preparação foram uma angustia. Qual vestido, quais flores, qual salão de festas escolher? Eu não ligava. Me sentia mal só de tocar no assunto.

É claro que eu fui, junto com os meus primos e toda a turma. Dava um desgosto enorme olhar para aquele altar, saber que todas as palavras que eram ditas não seriam verdade e ver a menina que eu sempre quis pra mim se casar.

- Valdea Bennet

8 comentários:

  1. Bom texto. Gostei da estratégia narrativa utilizada com operadores de intimidade e pergunta + resposta, isso aproxima o leitor da história.

    ResponderExcluir
  2. foi muito bom relatar um relacionamento abusivo no texto, exerce cidadania. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. foi muito bom relatar um relacionamento abusivo no texto, exerce cidadania. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto, e achei que foi construído de uma forma que aproxima bastante autor e leitor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto, e achei que foi construído de uma forma que aproxima bastante autor e leitor.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto. Abrange num mesmo texto inveja e a indignação com o relacionamento abusivo que a outra personagem sofre somada com a preocupação que a protagonista sente pela amada de forma a ocultar até mesmo o desejo que sentia por Mariana. O exercício da cidadania foi bem trabalhado nesse ponto.

    ResponderExcluir
  7. Que história triste, fiquei muito chateado e comovido.

    ResponderExcluir
  8. Não achei que o texto remete a inveja e sim mais a uma indignação de ver a pessoa amada se casando com outra que não a merecia.

    ResponderExcluir