domingo, 25 de setembro de 2016

Havia duas flores da espécie Inve, a Jinha e a Jona. Tiveram uma infância feliz no jardim, uma sempre apoiando a outra. Quando chegaram na adolescência fizeram uma nova amiga, a Orquídea, formando assim um trio inseparável.
A Jinha achava a Orquídea maravilhosa, admirável, desenvolvida, perfeita, e sempre a observou como um modelo a ser seguido. Se esforçava ao máximo para chegar em seu nível. A Jona concordava, claro, porque afinal, todos sabem como são as orquídeas, só que ela não aceitava o sentimento de inferioridade, aquilo a corroía por dentro e ela morria de ciúmes da bela flor. E foram crescendo...
Um dia, Jinha e Jona conversaram sobre a amiga:
- Ela é tão linda e saudável que nunca cresceram pragas perto dela. Você já viu os pássaros que vêm admirá-la? Um dia você vai ver os bichos que vão vir me admirar, eu to trabalhando pra isso.
- É né Jinha, queria eu ter todas as regalias dela no jardim.
O tempo passou e as 3 amigas já não se falavam mais. Orquídea cumpriu suas aspirações e desejos, e Jinha não ficou para trás, foi subindo na vida, se inspirando na amiga para dar seu melhor, até virar uma grande árvore que abrigava enorme biodiversidade e ainda servia de sombra para família de Orquídea.
Mas não Jona. Ela não entendia porquê ou como tudo parecia acontecer para Orquídea e gastava todo seu tempo e energia cobiçando o que era relacionado a amiga. Não queria ser como ou similar, queria SER ela. Com o tempo, aquilo tudo foi se tornando muito tóxico e, antes mesmo de atingir metade de seu potencial, ela pereceu. Mal sabia que estava destinada à grandeza e beleza de uma árvore, bastava entender que cada criatura é uma.
Esquerdogata Felinazi


10 comentários:

  1. O texto apresenta uma excelente metáfora para passar uma mensagem linda. Além de ser perene e criativo.

    ResponderExcluir
  2. que lindo! achei super legal não usar seres humanos como personagens. permitiu que o leitor pudesse ver essa realidade por um angulo diferente e a mensagem também foi muito bem passada. Texto simples e gostoso de ler

    ResponderExcluir
  3. que lindo! achei super legal não usar seres humanos como personagens. permitiu que o leitor pudesse ver essa realidade por um angulo diferente e a mensagem também foi muito bem passada. Texto simples e gostoso de ler

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto. As metáforas foram muito bem construídas facilitando na mensagem apresentada. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, as personagens, e a história contada. Acho que, além de abordar a inveja muito bem, a crônica passou uma mensagem importante sobre o que a inveJONA pode nos causar. Excelente.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, as personagens, e a história contada. Acho que, além de abordar a inveja muito bem, a crônica passou uma mensagem importante sobre o que a inveJONA pode nos causar. Excelente.

    ResponderExcluir
  7. Metaforas bem colocadas, abordou de forma interessante o tema.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da mensagem trabalhada pelo texto!

    ResponderExcluir
  9. A mensagem passada foi ótima e não foi nada forçado, gostei muito! Parabéns pela criatividade!!!

    ResponderExcluir