domingo, 25 de setembro de 2016

Eu não tenho um jardim


O jardim de João é mais verde. João foi alfabetizado em inglês. O francês veio aos 8, que hoje já são 18 e está caminhando com o mandarim. Na escola, uma suíço-brasileira, conheceu Maria, uma brasileira, que eu também conheci, aqui no Brasil. Já ele, conheceu outras Marias pelo mundo. O intercâmbio veio aos 15, para Inglaterra, na europa. Aos 15 também vivia na Inglaterra, a rua do meu bairro. Aos sábados pratica piano, porque o violino está consertando e ainda canta, para alegria de Maria.

As viagens de João começaram aos 2, quando conheceu a Disney e depois Miami. Aos 2 conheci Maria, o que não foi relevante porque eu não tinha um jardim. João tinha. João ganhou um carro, antes mesmo dos 18, quando ainda trocava o celular por um modelo novo, dias depois de comprar um 'modelo supernovo de computador de marca'. Aos 13 ganhou uma câmera e perambulava pelos cursos e divulgava na internet. Comprei a minha faz uns meses mas não deu pra cursar nada.

Me falaram que eu falo de João porque não sou João. Mas é claro. O jardim de João só é melhor que o seu enquanto não se é João. Porque quando o jardim é seu, não vale tanto mais que outra coisa. Porque antes era de João, que hoje trouxe Maria para dormir na suíte dele. É que eu não tenho jardim. Mas lembro de ver o de algumas pessoas e achar incrível como eu nunca vou ter um parecido.

O jardim de João é mais verde.  E eu, como é de se esperar, não paro de olhar  para aquele jardim. Uns dizem que desejar a vida dos outros não é certo, outros desejam a vida dos outros e eu só gostaria de ter um jardim. Gostaria do jardim, de um quarto só meu, do inglês ou francês, da brasileira, das viagens, de um carro. Eu não queria a vida de João. Eu queria só o jardim. Eu já tenho minha vida, eu não tenho oportunidades. As mesmas que o João, que vai casar com Maria, mês que vem, no jardim.

- Oliver Fagundes

9 comentários:

  1. texto bem feito, apesar de ter sido um tema clichê. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. texto bem feito, apesar de ter sido um tema clichê. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei da intenção da repetição do texto, cria um ritmo legal, mas da maneira que foi feito achei confuso. Acho que se tivesse seguido a ordem cronológica durante todo o texto, seria menos confuso. Gostei bastante da ideia.

    ResponderExcluir
  4. Achei ótimo como o texto foi construído em cima de uma expressão que conota inveja.

    ResponderExcluir
  5. Achei ótimo como o texto foi construído em cima de uma expressão que conota inveja.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Greta sobre a expressão que foi utilizada ao longo do texto. Possui ritmo, mas é um pouco complicado de entender as ações de cada personagem.

    ResponderExcluir
  7. A ideia foi boa e a construção também, inclusive nota-se facilmente a "inveja", porém de certo modo é um clichê e não chega a surpreender, ficando até um pouco previsível.

    ResponderExcluir
  8. O jardim do vizinho é sempre mais verde, né? Gostei bastante do texto e como a inveja ficou evidente mas sem deixar o texto óbvio demais! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da ideia e da elaboração do texto. Aponta bem a ideia de inveja

    ResponderExcluir