sexta-feira, 8 de novembro de 2019


Natureza moderna

Céu estrelado ? Isso não é necessario aqui. Quantas estrelas você vê brilhando no céu à noite ?
Não tantas, a poluição na camada de ozonio te impede não é mesmo? Então, para que ter que levantar a cabeça e tentar catar poucas demonstrações de existencia da natureza no seu cotidiano se, olhando para sua frente, verá um número infinito de pares de vaga-lumes artificiais, ordenados e prontos para satisfazerem sua monotomia visual ? Para melhorar sua percepção quanto a essa moderna natureza, recomendo realizar seu trajeto na hora do rush. Nesse momento os vaga-lumes, além de brilharem, cantam feito cigarras. Tem como dizer que a mãe-natureza não está ai ?
“ah, mas ela altera o habitat dos animais marinhos que vivem ali”. Os peixes são inteligentes, saberiam desviar de uns pedaços pequenos de cimento, se conseguem se esquivar de petroleo nas baías, que dirá, pilares tão visiveis quanto os dessa magnifica obra.
Se na natureza há animais traicoeiros como cobra, na ponte temos as placas com tempo de travessia. Ao menos a cobra não te ilude com um sonho de chegar mais cedo em casa, ela simplesmente te mata envenenado.
Muitos dizem que uma construção tao faraônica e exuberante  quanto essa teve dois objetivos: o primeiro seria o social, de fazer niteroi finalmente poder ser chamada de municipio do rio de Janeiro ligando-a ao restante do Estado. E o outro seria para demonstrar o poder politico e economico do governo  frente aquela época.
Mas todos nós sabemos a verdade, ela foi criada para ser a maior competição com o por-do-Sol carioca, pela atenção e contemplação das pessoas. Foi meticulasamente colocada num espaço do mar aonde pudesse atrapalhar no espelhamento do cair do Sol. Mas ele foi aguerrido e mostrou que nem isso o atrapalha para continuar sendo o numero 1 dos olhos de todos, por isso, essa ponte necessitava de luzes e outros acessorios que pudessem faze-la competir com aquela pintura do Sol. Conseguiram ?
O ser humano não consegue passar um dia sem tenta superar a natureza, nós queremos a todo momento nos afirmarmos como superiores a nossa mãe, mas a verdade é que ela não está nem ai para estas formigas.

Carinha que mora logo ali

Nenhum comentário:

Postar um comentário