sexta-feira, 8 de novembro de 2019


Paz de espírito. Era quase isso que eu sentia ali. A baía de Guanabara, diretamente do Gragoatá, é a minha calmaria em meio ao caos. Em meio a tanto sufoco, pressão, agonia de provas e trabalhos num final de período eterno, ela conseguia me trazer um pouquinho da paz que eu procurava. Pode não ser a mais saudável e indicada para um banho, mas é, definitivamente, uma das melhores visões em Niterói.
Gosto de sentar e imaginar o que se passa, logo ali, do outro lado. Tantas outras realidades e experiências, tantas outras pessoas vivendo exatamente o mesmo dia, fazendo as mesmas coisas, e, às vezes, sem nem perceber. Enquanto os alunos, descansam, cantam, fumam, riem por ali; os carros passeiam sob a ponte durante o pôr do sol. Cada pessoa a caminho de sua casa ou algum outro lugar, prontas para contarem as histórias de seu dia para quem quer que quisesse ouvir. Ou apenas dormirem, à espera do próximo dia, da mesma rotina; sem nem olhar para a água, tão monótona, que lá embaixo lhes rodeiam, esperando um pouquinho de atenção. Ganhando lixo em troca. Podridão.
Algumas vezes me disseram que era inaceitável entrar nessa água, a não ser que eu quisesse criar um terceiro braço, ou “uma calda de sereia de Chernobyl”; eu não queria. Mas fico pensando nas pessoas que dali tiram seu sustento - tão escasso, atualmente-, será que elas veem a baía como eu? E as pessoas do outro lado, será que olham pra esse lado de cá? Será que veem a beleza que eu vejo? Ou só o que eles poluem? Se vissem, acima de tudo, o quão bonita e pacífica ela pode ser, cuidariam mais, talvez. Destruiriam menos, a preservariam do jeitinho que ela tem que ser: linda.
Cora line

4 comentários:

  1. gostei muito da pegada ambiental que você trouxe. muito bom cara.

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito que você escolheu falar sobre o lado ecológico/ambiental. Me identifiquei com seus pensamentos e achei a leitura fluida e bem tranquila, o que combinou com a paisagem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu texto,uma leitura leve e bem agradável.Como foi falado nos comentários anteriores também achei bem legal você trazer a questão ambiental que é tal importante nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Curti muito texto, ele prende o leitor. Retratar a questão ambiental é necessária e importante, e você fez isso muito bem. Parabéns!!!

    ResponderExcluir