sexta-feira, 8 de novembro de 2019


                  O processo na ponte

  Olá? Como você está se sentindo hoje, amiga? 
  Estou escrevendo para te atualizar sobre as coisas que eu estou passando. Especialmente algo que refleti bastante ontem. 
  Sempre atravesso a ponte Rio - Niterói para ir visitar a minha família, mas ontem foi diferente, pois eu não estava cansada o bastante para dormir a viagem inteira como sempre acontece.
  Era final da tarde, o céu estava nublado e não tinha vestígios do sol, mas ainda bem que não estava chovendo. Atravessei a ponte todinha no ônibus e foi quando eu pensei... 
A ponte é a nossa vida! 
Amiga, segura aí que é forte. 
  Pensa comigo, a ponte tem um início, mas ninguém passa por ela sem um objetivo de chegar a um final. Especialmente a ponte Rio - Niterói que é grande o bastante para imaginar, por exemplo, a nossa corrida até a faculdade. 
  Tivemos o início no nosso maternal, caminhamos por um longo tempo no Ensino Fundamental, passamos pelo famoso Ensino Médio e junto com ele veio a corrida para o ENEM. 

  Agora, vamos relembrar um pouco...

  Quantos se cansaram no caminho só porquê o trânsito estava parado? 

  Ou quantos se cansaram e pararam para descansar até dar partida novamente? 

  Ou quantos não ficaram com medo e pensaram em pular no mar da Baía de Guanabara? 

  Quantos não passaram por você mais rápido e outros você ultrapassou ?

  Cada um no seu tempo, mas chegamos ao nosso objetivo, a faculdade! E vou logo adiantando que é como se fosse mais uma ponte Rio-Niterói para ser atravessada. Mais um processo que temos que passar. Estou falando de uma ponte na área da educação, mas podemos pensar na ponte do amor...
  Quantos não conhecemos no processo da de atravessar a ponte? Um caminha com você até um ponto e depois ele se vai e pega carona com outro carro. Mas continuamos a passar por ela, mesmo com o mar bem ao lado quase que nos chamando para o caminho mais fácil, pular ao invés de continuar a atravessar.
  Acredito que disso tudo temos que sempre nos lembrar que mesmo estando nublado o sol continua lá iluminando a Baía de Guanabara . Se o Sol continua fazendo o seu papel mesmo com nuvens tentando atrapalhar porquê nós vamos desistir no meio da ponte? 
  Amiga, sei que é difícil estar no hospital por tanto tempo e ver pessoas indo embora de vez e você aí sem saber se você já chegou ao seu destino final ou se ainda tem qua caminhar mais por essa ponte chamada vida. Faça como o sol e continue iluminando as pessoas ao seu redor, pessoas que estão passando pela ponte em diversas áreas. Não desista de continuar nessa ponte, se precisar descansar pegue uma carona comigo.
Mesmo longe meu coração está com você.
Espero ter colocado uma gota de esperança como você sempre faz comigo. 
Torço por você acreditando que em breve você contará como foi passar por essa fase do processo e tenho certeza que você vai encorajar outros. 

 Não desista de atravessar a ponte! 

                                        DARLENE COOK

2 comentários:

  1. Gostei muito da comparação ponte e vida e adorei como você escreveu de um jeito leve, bem típico de uma conversa mesmo. Achei bem gostosa de ler. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Souza Queiroz, também adorei a proposta de comparar a ponte com a vida. A forma como você escreveu deixou o texto descontraído e reflexivo ao mesmo tempo, envolvendo o leitor na narrativa. Ótimo texto!

    ResponderExcluir