sexta-feira, 8 de novembro de 2019


quinta feira, dia 7 de novembro, fiquei sabendo que meu professor pediu à turma que todos escrevessem uma crônica sobre a paisagem da baía de guanabara e da ponte rio-niterói. de primeira pensei: “esse cara deve tá de sacanagem”, mas resolvi escrever mesmo assim. cheguei mais cedo na faculdade aquele dia e depois de comer no bandejão fui direto para o gramado atrás do bloco h que tem uma vista muito irada da ponte. sentei lá e nada vinha na minha cabeça. pensei em falar sobre a construção da ponte, das mortes dos trabalhadores que a construíram, da ditadura militar, do milagre econômico, mas tudo isso me parecia mais do mesmo. achei q todos poderiam falar sobre isso. apesar de nublado, tava calor pra caralho aquele dia, tirei a camisa pra dar uma refrescada, coloquei meu fone de ouvido e fiquei olhando em volta buscando alguma inspiração pra falar sobre a paisagem enquanto escrevia esse texto no meu telefone, mas não tinha nada de mais, apenas uns pássaros andando pra lá e pra cá e um pessoal do meu lado fumando maconha. larguei o celular. fiquei observando a baía, a ponte e os aviões aterrizando no santos dumont. me deu uma vontade bizarra de viajar, a ponte me remete à muitas viagens maneiras com a minha família pra região dos lagos. começou a bater um ventinho mas o calor ainda tava brabo, por um segundo me deu vontade de dar um mergulho na baía, quem me dera se ela fosse limpa só por aquele segundo. algumas formigas q tavam na grama começaram a subir pela minha perna e morder minha barriga, fiquei boladao. botei a camisa de novo e levantei, peguei a mochila e fiquei olhando ainda mais uns 10 segundos pra paisagem. aquele dia nublado não me deu inspiração nenhuma. já era 13:47 e eu tinha aula 14:00 no bloco a. meti o pé. talvez em outro momento eu escreva algo melhor.
Shrek Fiona

4 comentários:

  1. achei criativa e teria potencial de ser muito boa se você desenvolvesse mais. talvez em outro momento você eacreva algo melhor.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a escolha sobre escrever justamente sobre o ato de (tentar) escrever. Atento para alguns erros de pontuação, mas nada que tire a compreensão do texto.

    ResponderExcluir
  3. se você desenvolvesse mais o texto seria super engraçado e criativo. A utilização da metalinguagem foi uma ótima sacada: um narrador comentando sobre como não sabe o que comentar a respeito da ponte. Até se tivesse este mesmo final falando sobre a pressa em termina-lo seria muito bom. Quando você construiu este cenário, me prendeu, fez eu me interessar, mas como não progrediu no texto você só confirmou o que disse no final: qualquer dia faço melhor. Se tivesse se esforçado mais seria um ótimo texto, você poderia chegar alguns minutos atrasado na aula. Era pelo bem da arte.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da proposta do texto e da linguagem informal que você utiliza, mas também acho que você poderia ter desenvolvido mais.

    ResponderExcluir