terça-feira, 22 de maio de 2018

Pirâmide de hambúrgueres

Esta resenha tem como objetivo discorrer sobre o livro “O próximo da fila” do autor Henrique Rodrigues lançado em 2015 pela editora Records, tomando como base os cinco critérios que foram discutidos em aula, sendo estes: personagem, cenário, voz narrativa, enredo e linguagem.

Esse romance de formação mesclado a poesia, conta a história de um rapaz que perdeu seu pai ainda muito jovem, tendo que assumir a responsabilidade de ajudar sua mãe a sustentar seu irmão mais novo e sua nova casa em um período de extrema crise no país, passando a lidar com problemas familiares,  estudos e o trabalho em uma rede de fast food, lugar onde conheceu e se apaixonou por uma garota misteriosa, sendo o seu sumiço repentino o grande passo para a difícil e necessária transição para a fase adulta. 

No início da obra podemos identificar o tempo histórico em que se passa o enredo: Era Collor. Período em que centenas de brasileiros se viram em uma situação de intensa pobreza e fome com a alta inflação no país. E é diante deste contexto em que o protagonista com apenas 16 anos perde o pai junto a sua vida antiga.

Sendo esse um dos primeiros marcos do livro, podemos perceber pela primeira vez a capacidade que a história tem de nos pôr no lugar do personagem,  permitindo com que seus leitores sintam empatia por ele. Fazendo-os se reconhecer pela dor, tristeza, insegurança e o sentimento de impotência  que o rapaz está sentindo. Em pequenos trechos é reconhecível a característica psicológica do personagem de criar pseudoambientes para aliviar o sentimento de perda, como por exemplo as duas visões da presença dos pássaros oscilando entre si, demonstrando essa mistura de realidades ao qual o personagem estava se submetendo como forma se consolar pela morte do pai. O sumiço da garota após se conhecerem e a forma como ele imagina o que poderia ter acontecido, como por exemplo ela ter voltado com um suposto ex-namorado, mostra também a sua insegurança em relação a ela e formas de se justificar para esquecê-la.

A construção do cenário bastante descritivo se dá por uma característica muito presente na obra que é a sinestesia. Em partes dos capítulos sobre o trabalho no fast food e seu acidente, a descrição promove essa mistura de sensações como o cheiro que a carne exala (olfato) e as mãos sendo queimadas na chapa (tato), promovendo isso também em seu leitor. Os personagens que integram a história mesmo não sendo nomeados, também são bastante descritos psicologicamente no livro, também promovendo o sentimento de reconhecimento dos leitores com eles.

O enredo se dá também através do Flashfoward, mensagens e poesias do personagem em eventos posteriores ao final de cada capítulo, faz com que haja uma quebra na ordem cronológica. Mas que em seguida consegue voltar a linearidade que estava estabelecida antes.

Tratando das vozes narrativas podemos identificar uma mescla entre elas. Em primeiro, nota-se o narrador onisciente que na história é o próprio protagonista em um tempo futuro escrevendo no guardanapo, além da narrativa da mãe do personagem, ao qual se constrói de uma forma que o narrador tivesse escutado sobre essa história antes. E também a voz narrativa do personagem principal em um tempo verbal presente. Ambos se alternando, mas permanecendo na primeira pessoa.
Já a linguagem é caracterizada de forma simples e direta, com o intuito de fazer com que o público que não tenha vivido naquela época tenha um fácil entendimento. A dispensa de travessões para indicar os diálogos ajuda na fluidez do texto.

O livro conta com uma narrativa envolvente, inspiradora e cativante. A  auto-identificação com o personagem principal faz com que seja uma leitura fácil e também emocionante. Sendo uma ótima recomendação de livro para qualquer hora.

Por Safira Audittore.

Um comentário:

  1. Oi Safira!
    Gostei da resenha, apenas alerto um cuidado com a pontuação! O segundo parágrafo teve um período muito longo!
    Ficou uma resenha mais formal, porém estão bem desenvolvidos os temas.

    Mary-Louise P.

    ResponderExcluir