sexta-feira, 11 de maio de 2018

Coragem inspira coragem

"Pobre. Vai trabalhar logo, tem que por comida na mesa. Escrever? Risos. Agora, varre esse chão. Menino... ouve tua mãe. Escrever é coisa de rico intelectual. A gente trabalha. Quer ser bem sucedido? Vira militar, é dinheiro na certa. Escrever não é trabalho não. Isso não é coisa pra você.

O medo tem inveja do diferente. Criou a intolerância. O medo tem inveja da fé. Criou a covardia. O medo tem inveja da bondade. Criou a opressão. Enquanto eles espalham o medo, meu bom e bobo coraçãozinho de moleque espalha esperança."

Ah... como me emociono ao ler uma das minhas primeiras escritas. Pode não ser um dos meus melhores textos, mas, sem dúvidas, foi um dos meus mais sinceros desabafos. Coloquei o que estava entalado na minha garganta ali. Sempre gostei de vomitar meus sentimentos em forma de palavras. Me dá um alívio inenarrável.

Valeu a pena canalizar minha tristeza em inspiração. Valeu a pena converter minhas lágrimas em palavras. Valeu a pena regar a coragem que foi plantada dentro de mim quando ganhei um prêmio de melhor frase na escola. Valeu a pena. Hoje, ninguém arranca de mim lápis e papel. Ajudo a regar a coragem daqueles que estão com as esperanças secas. Afinal, quem foi que criou essa dicotomia de trabalho de pobre ou de rico?

Por Andrea Melo.

6 comentários:

  1. Um texto muito bem escrito que, de maneira inteligente nos mostra a visão do autor da própria história contada na aula. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de você ter escrito como se fosse o próprio Henrique!
    Muito bom!

    Mary-Louise P.

    ResponderExcluir
  3. Amei! Eu gosto da sensação de ler algo que já escrevi há muito tempo, nostalgia, né? "Pode não ser um dos meus melhores textos" Achei uma reflexão profunda para um dos seus primeiros textos :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante! Transmitir os lapsos mentais para os riscos da caneta no papel é o caminho para a transcendência espiritual! Transcendência essa que traz o amadurecimento necessário para ascendermos na vida! Muita luz para você, Andrea!

    ResponderExcluir
  5. Olha Dona Andrea! Tenho uma leve discordância sobre ser militar é sinal de que vai ganhar um bom dinheiro!Tirando isso! Na minha humilde opinião ta ótimo! Continue com seu trabalho! Admiro bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o livro se passa no contexto da Era Collor. Naquela época, e muitos, até hoje, viam no contexto militar uma chance de ter uma certa ascensão social, devido a estabilidade financeira! inclusive, essa frase de ser militar, foi falada pelo próprio autor :) obrigada!!

      Excluir