domingo, 18 de junho de 2023

Singularidades

 Sentada na grama da orla do Gragoatá aprecio a paisagem e sinto o vento gelado na

minha pele, na verdade, diversas pessoas fazem o mesmo. Não tenho certeza se é a

ponte com seus infinitos carros passando, cada pessoa com uma história de vida, ou se é

a vista do Cristo Redentor, que não tem como não reparar, talvez seja a infinita água

refletindo a barca e a luz do sol, ou a junção disso tudo, mas tem algo que faz nós

passarmos por ali e admirarmos a paisagem de alguma forma, seja com pressa nos dias

mais corridos, ou com calma para aproveitar o momento, tanto que algumas pessoas

chegam, abrem suas cangas e as colocam no chão, ou simplesmente sentam e deitam na

grama enquanto outras pessoas passam rapidamente, mas sem tirar os olhos da

paisagem. Além disso, uma árvore bem diferente das outras, ela é mais baixa e bastante

frondosa, com um verde bem vivo e com o vento esvoaçando suas folhas num ritmo

parecido com o da água não passa imperceptível, na verdade, acho que ela complementa

toda a paisagem, essa árvore é tão única quanto a vista da Ponte Rio-Niterói e faz parte

da orla. Aliás, um grupo de amigos acha o mesmo, tanto que resolvem se aconchegar

embaixo da árvore, e ficam conversando e rindo enquanto observam o pôr do sol e

fotografam a orla, e eu, um pouco mais longe, observo tudo se complementando, a

árvore, as pessoas observando e tirando fotos do cenário, os barcos e a barca passando

em meio ao pôr do sol refletido na água, o avião transpassando o Cristo Redentor, as

nuvens no céu, os diversos prédios a distância, a vista da água em direção ao horizonte e

da Ponte, além daquele momento em que o anoitecer bate à porta. De alguma maneira

sempre aparece um detalhe diferente e novo toda vez que paro para admirar a vista e

nunca me canso de assistir a tudo que ela contempla, com a incessante sensação de que

escapa algum detalhe para apreciar.


Marimar

Um comentário:

  1. Oi, Marimar! Adorei seu texto e também tenho muito essa sensação de que sempre falta eu observar alguma coisa naquela vista maravilhosa. acho que só vivendo eternamente para termos um a vista completa da orla. Porém, senti falta de pontuação. Acho que o texto pode ficar meio corrido e confuso com poucos pontos finais.

    ResponderExcluir