segunda-feira, 18 de julho de 2016

A menina do destino fabuloso


 

A menina do destino fabuloso era alta, cabelos pretos e curtos, olhos redondos e pretos, francesa e determinada, ao menos no filme. Na vida real, a menina pode ser qualquer pessoa. Ruiva, loira ou morena, branca ou negra, alta ou baixa, chata ou legal, animada ou desanimada. Eu só tenho certeza de uma coisa, a menina do destino fabuloso é uma ótima escritora.

Não sou de chorar, nem de me emocionar facilmente, nem de encontrar sentimentos em uma crônica na internet, mas a menina me trouxe novas ideias em tão poucas palavras que, por um instante, eu deixei de ser quem eu era. “Era”, porque os textos da menina são tão intensos que te puxam para uma nova dimensão em que as pessoas são mais gentis, onde o mundo é mais fácil.

Na vida real, a menina gosta de Friends e How I MetYour Mother, filmes antigos e Beatles. A menina pensa em política. A menina defende as mulheres e me emociona em sua defesa. A menina teve um pássaro e escolheu dá-lo a liberdade. A menina é livre? Ela vive do jeito que gostaria? Tem os amigos que queria ter? Ama quem queria amar? É quem quer ser? A menina é livre?

São tantas qualidades perdidas nas entrelinhas dos seus textos. São tantas perguntas tiradas da sua escrita. São tantas especulações que fiz para saber quem é você. E eu sei. Seus textos revelam mais que suas falas. Se um dia estiver perdida e não se lembrar quem é, basta os ler novamente. 

A menina não é alta, nem tem cabelos pretos e curtos, também não tem olhos redondos e pretos, não é francesa, mas tem uma determinação invejável. A menina não saiu de um filmes, ela é real e se fez real durante seus textos. Emocionou e foi emocionada. A menina é livre pra ser quem quiser, e amar quem quiser, viver como quiser. A menina é Amelie.

 

Mônica do Legião

Um comentário:

  1. Ai gente, todos os textos estão TÃO bons! E especialmente o seu Mônica. Achei tão forte, mas ao mesmo tempo leve, e principalmente verdadeiro! A comparação com Amelie do filme com a Amelie que existe de verdade e está entre nós foi essencial para a beleza do texto. A excelência dela pode ser uma das coisas que citou: sua força, suas crenças, sua escrita. Sua honra é como luta pelo o que acredita. Seu texto é profundo, potencializa os recursos do jornalismo e tem uma visão ampla da realidade

    ResponderExcluir