segunda-feira, 18 de julho de 2016

Com carinho para Lia


Olá amada amiga Lia Mendes!

Nunca pensei que esse dia chegaria, e muito menos que seu nome fosse o primeiro a vir em minha mente ao precisar escolher alguém para enviar palavras de carinho. Mas esse dia chegou e sendo sincera não foi bem o seu nome que veio em minha cabeça e sim o seu rosto.

Lembro-me muito bem daquele dia. Eu havia acabado de chegar no Brasil. Desesperada, com medo, insegura e sem saber para onde seguir. Até o momento em que seu olhar doce pousou sobre os meus olhos. Suas mãos macias e pequenas diante de mim estendidas, me ajudavam a levantar. E ao lhe contar minha história pude observar como seus cabelos se iluminavam diante da presença do sol. Você era um anjo, eu tinha certeza. “Calma, eu te peço: se acalma, não chora. Irei te ajudar.” Dá pra acreditar que isso saiu dos teus lábios após ouvir que eu havia enganado meu povo e que estava desesperada justamente por pagar por esse erro?

Certo dia, você me contou porque acolheu-me e o porque tem o costume de ajudar várias pessoas que passam por dificuldades, sejam elas grandes ou não. Seus olhos brilhavam tanto enquanto você falava, que percebi que ajudar as pessoas realmente era algo que lhe trazia paz. Você me dizia que achamos nosso lugar no mundo justamente quando podemos unir pessoas similares a nós para lutar por uma sociedade melhor. Talvez tenha sido a sua influência que me permitiu ser uma Mariazinha melhor sabe? Antes o que importava para mim eram as minhas vaidades e o meu bem estar, mas isso mudou a partir do momento em que conheci você, Lia. 

Talvez seja por isso que eu lhe escolhi. Precisei escolher apenas uma pessoa para me despedir, pois partirei logo logo. E olha que eu tive várias opções, você sabe disso. Desde nossa doce Helena Seixas, passando por o nosso cômico Júnior West, a nossa sábia Cora e indo até a nossa amadaSimone do Sax. Obviamente não foram somente esses que me chamaram atenção, eu tive tantas opções de escolhas... porque então escolhi você, Lia Mendes? É simples... você iluminou a Maria Antonieta. Provavelmente você fique surpresa com essas palavras, mas você realmente me iluminou. 

Está chegando a hora... preciso me despedir pois Maria Antonieta irá partir (até rimou, adoro quando rima). Me despeço com carinho de cada um que lerá minhas singelas palavras, mas em especial a minha amiga Lia. Que me ajudou a passar de uma Rainha arrogante a uma cronista que vive pelas histórias que conta. Talvez nos encontremos entre outras palavras, textos, crônicas eaulas de Felipe Pena. Mas nesses encontros eu não serei mais Maria Antonieta. Pois ao dar o ponto final nesta carta estarei decretando meu fim.

Ao partir lhe peço hoje o que você me pediu a um tempo atrás... peço que não chore, sua tristeza ecoa, se acalme vai e por favor não chora.

Beijos perfumados da sua querida Maria Antonieta. 

Maria Antonieta

Um comentário:

  1. (Obrigada pelo "doce Helena Seixas" <3) Adorei o texto! Tão verdadeiro, tão profundo. Lia Mendes ajuda a todos, por isso tem honra. Interessante também a forma como você explica o porquê de escolhê-lá. Além disso, seu texto rompe com o lead e tem uma visão ampla da realidade.

    ResponderExcluir