O que é liberdade ? No sentido geral da palavra "é uma condição de que é livre, que tem o direito de agir de acordo com o seu livre arbítrio, ou seja, conforme sua própria vontade". Porém, já parou pra pensar que ser livre pode ser algo mais de difícil do que viver com regras ? Por exemplo, quando seu professor de redação pede que você escreva um texto com tema livre, o que você faz ? Provavelmente pensa em mil coisas e não consegui definir um tema certo. Ou quando sua mãe chega e fala pra você que você pode fazer o que quiser, você realmente faz o que quer ?
O conceito de liberdade é difícil de ser seguido ao pé da letra, já que o ser humano necessita de regras pra viver. O direito de ser livre e de agir e pensar livremente é óbvio que é algo bom, porém quando se estabelece dentro de algumas regras. Voltando ao exemplo, quando seu professor de redação te passa uma redação e define um tema, você pode pensar mil coisas e escrever outras mil sobre aquele tema, porém vai ter um caminho definido por ele.
Aliás, já pensou se todos nós fossemos livres de regras e pudessemos fazer aquilo que bem entendemos ? Seria um caos, imagino eu. Se esse pequeno exemplo de um professor passar um tema livre já gera um pequeno caos em cada aluno e até entre eles sobre o que vão escrever, imagina uma sociedade totalemente livre de regras ? Pensar, agir e se expressar livremente é fundamental, lógico, é nosso direito. Entretanto, desde pequenos casos até casos grandiosos, as regras tornam esse nosso direito algo saudável.
É um tema muito delicado de se falar, eu sei, mas é que o meu professor pediu exatamente pra escrever qualquer coisa, ou seja, tema livre. Aqui estou eu falando exatamente sobre liberdade. A liberdade te apresenta mil portas, porém não te dá a chave pra abrir nenhuma delas.
Severo P.
Gostei muito do seu texto! Podemos perceber que temos liberdade, mas sendo ela até um certo ponto. Sem dúvida, as pessoas não saberiam lidar com uma liberdade total, em grande parte por fatores relacionados ao psicológico do indivíduo, tornando necessária a existência de regras. Além disso, destacaria a perenidade como uma das "marcas" seu texto junto ao exercício da cidadania e demonstração de uma visão ampla da realidade.
ResponderExcluirEsse é um tema muito delicado de ser abordado mesmo. Vários autores, filósofos durante toda a existência humana tentaram e tentam explicar o que a liberdade, como Hannah Arendt, Santo Agostinho! Você terminou o texto com uma frase de impacto e isso é muito bom , pois são essas frases que ficam na cabeça do leitor. No entanto, não notei muito marcas da estrela de 7 pontas, mas nesse caso, isso não é problema porque o que interessa é que o texto está bom!
ResponderExcluirSinto no seu texto muitos questionamentos e informações que já me sugerem que você não seria muito fã no anarquismo hahaha. Achei interessante sua abordagem e acho que existe uma vis]ao antropológica muito forte, já que as estruturas de poder e controle são coisas há muito tempo discutidas por estudiosos. Seu texto, ao meu ver, é perene, rompe com o lead e potencializa os recursos do jornalismo.
ResponderExcluir