segunda-feira, 18 de julho de 2016

Tom

 

Busquei por meio de seus textos  te interpretar, Tom ou quem quer que seja a pessoa que você queira passar. Antes de qualquer coisa, gostaria de afirmar que seus textos são muito bons e eu realmente gostei de ler .Espero apresentar definições que façam sentido mas se não, essas minhas tentativas foram somente arte de uma leitora criativa.Então vamos lá. 

Em seu primeiro texto, Ponto final, referente ao tema casal, Tom se apresenta como narrador. Ele criou um personagem relativamente triste, sem motivações e ao longo da história, encontra algo que o faz "acordar". Retrata a imaginação de um jovem ao ver uma linda moça no ônibus e acaba pensando em cenas e encontros de um possível relacionamento.Tom talvez possa acreditar em destino e encontros inesperados já que retrata isso em seu texto.Ele deve achar que jovens idealizam muito as situações e que muita das vezes elas não fazem sentido. 

Marx ou Menos, Tom escreveu para o tema direita X esquerda. A metáfora e a ironia feita no titulo já caracteriza o ideal o texto.Ele se apresenta ser uma pessoa de vasto conhecimento geopolítico, tem conhecimento dos Ministérios, da estrutura latifundiária, dos partidos e  de algumas ideologias.Creio que, devido a sua critica, ele não concorda  com os partidos que são chamados de comunistas. Seu posicionamento perante situação do governo é pró-impeachment. 

Sexo foi o terceira temática proposta em sala. É notável que a situação do texto expressa um pouco de suas angústias e dúvidas sobre escrever a respeito do assunto.Todo escritor passa em seus textos, nem que seja um pouco, a sua realidade. Ao meu ver, Tom dá o entender que ele acredita que sexo é um  tema delicado de se tratar.Muito porquê necessita de equilíbrio, nem muito pervertido, nem muito idealizado. 

Creio que "Não vai ter crônica" é um dos meus textos favoritos produzidos por ele. De novo, mostra a grande carga de conhecimentos que ele tem. Explora amplos sentidos da  palavra "golpe". No começo do texto, Tom expõe a frustração do seu time, expressa-se assim, uma pessoa que se importa com futebol.Ademais, mostra um lado mais bem humorado com piadinhas e frases engraçadas ao longo do texto. 

Em uma forma geral, Tom gosta muito de jogos de palavras, quebrar a expectativa do leitor e busca sempre sair da zona de conforto trazendo textos criativos.Cabe ressaltar, também, o ambiente proposto em seus textos: sempre comunsexperiências de teor cotidiano e que pode fazer parte da sua realidade.Tom, crítico, homem, criativo.... 

   

H.Machado

Um comentário:

  1. A sua escolha de abordar os textos de Tom um a um é interessante, pois relembra o leitor de suas obras. Concordo com a maioria do que foi dito, Tom também é um dos meus preferidos! É claro seu conhecimento sobre o mundo político e do futebol. A sua excelência é na escrita. A sua honra, nesse texto, ao meu ver não está muito definida mas consigo imaginar o que você acha. Seu texto potencializa os recursos jornalísticos, rompe com o lead e apresenta uma visão ampla da realidade!

    ResponderExcluir