segunda-feira, 4 de julho de 2016

Tema livre



Redação tema livre
Ilusão 
A liberdade pode tornar a escolha mais difícil do que parece
Uma infinidade de possibilidades na minha frente
Qual escolher?
Parece algo que estou vivendo, o vestibular. Centenas de opções de profissões para seguir
Por qual optar?
Mas eu não sou muito nova para isso? Sim, eu sou
Eu mal me conheço, vivo cheia de dúvidas, como vou saber o que eu quero para o resto da vida?
Essa fase já não era conflituosa o suficiente?
E ainda me perguntavam desde pequena "o que você vai ser quando crescer?", o que aquelas pessoas tinham na cabeça perguntando isso a uma criança?
Se bem que... Fazem isso comigo até hoje, eu adolescente e acho que não mudou muita coisa
Lá vou eu para mais um teste vocacional, vai que...
E a pressão só vai aumentando. Do cursinho, dos amigos, da família e de mim mesma.
"Vai ser o que da vida?"
"Vai ser o médico da família" (sempre escuto isso da minha tia)
Juro que não entendo porque eles só falam de Medicina, Direito e Engenharia pra mim
Será que vou desapontá-los muito se escolher outro curso?
"Tem que fazer alguma coisa que dê dinheiro"
Não tenho que fazer o que gosto? 
Mas do que eu gosto?
Será que vou ME desapontar? Não quero ser frustrado na profissão igual o papai
Por que esse sistema me obriga a tomar uma decisão tão importante tão cedo?
Sobrecarga, cobrança, exigência
Salário, mercado de trabalho, concorrência
Dúvida, ansiedade, medo
Pressão!
Enquanto isso, o campo 'profissão' segue em branco
Vamos lá...
Redação tema livre
Qual escolher?

(Frida Kahlo)

Um comentário:

  1. Creio que todos podem se identificar com o seu texto. Tema livre é assim, ter que escolher para onde ir - sem contar com as pressões alheias - é muito mais difícil. Por isso outros colegas decidiram abordar também a dificuldade de lidar com essa liberdade. O que, por si só, já poderia dar uma interpretação psico e antropológica. Acredito que seu texto rompa com o lead, é profundo e perene e exerce o espírito cívico

    ResponderExcluir