segunda-feira, 4 de julho de 2016

Tempo



Deparei-me, em um domingo a tarde,  com indagações sobre o tempo.Nosso querido Aurélio nos diz que tempo é algo que cria aos seres humanos uma noção de presente, passado e futuro.Mas creio que tal afirmação não se encaixa perfeitamente a uma definição que me satisfaça.Então, o que é tempo? 


Seu conceito não é tão fácil ,entretanto  é evidente que o tempo não para. Sinto que a minha vida é uma eterna ampulheta que a cada segundo, minuto e hora, os meus  grãos de areia são jogados em uma  imensidão chamado passado.E como esses grãos caem rápido. As futuras marcas em meu rosto, a falta de cor em meus cabelos e as mãos que poderei não reconhecer serão evidencias desse passar de tempo.Não pisque seus olhos pois ele irá passar. 


Ao som do tic tac do relógio me questiono se estou aproveitando bem esse fenômeno. Não quero chegar ao futuro e ter que começar as minhas frases com o pronome "se". Quero chegar sem arrependimentos e com aquela sensação de dever comprido. Olhar para trás e sorrir, mas não somente sorrir, quero gargalhar já que isso será a comprovação que não tenho mais compromissos com o passado e que tudo que eu vivi foi vivido. 


O tempo é irônico. A cada dia, por exemplo, temos as mesmas 24 horas, todavia parece que cada ser tem o seu próprio tempo.Uns reclamam pela sua falta outros pela sua sobra...Engraçado como as pessoas sempre buscam controlar .Acredito que esse estranho elemento não pode ser simplesmente controlado, ele  flui. E não me venha com aquela ladainha de tempo perdido ... 


Note também que o tempo não só serve para ser contado.Entre as suas múltiplas funções, ele é capaz de curar e de fazer esquecer.Acho que um dos grandes favores que o tempo nos dá é esse, de nos fazer esquecer.Dores,rancores, sofrimentos e angustias  se desmancham a cada dia.Mas fique calmo, por mais que poderoso, o tempo não apaga os olhares apaixonados, os sorrisos sinceros, os dias de verão ... 


O destino também é afetado por esse evento magnifico.Sabe aquele minuto? Melhor, aquele segundo que talvez tenha sido o segundo da sua vida? Ou que tenha salvado a sua vida? Então, um dos artifícios do tempo é  ser o compositor de destinos. 


Mas afinal, o que é tempo? Por mais que eu tenha passado a tarde me questionando e buscando definições, o tempo é algo relativo. Um elemento tão majestoso capaz de implicar em vários fatores da nossas vida  e que, por sua vez, não pertence a uma única definição. Creio, que no final de tudo, quem define o que é tempo não são os dicionários e  textos científicos mas sim, cada um de nos. 


Entretanto, talvez a pergunta não tenha que ser  "o que é tempo?" mas sim, "o que o tempo tem feito por nós?" . Definitivamente, as perguntas que movem o mundo.Então caro leitor, o que o passar de tempo tem feito por você? 

 


 

H. Machado 


2 comentários:

  1. Que lindo, Helena!! Seu texto traz reflexão e, dessa forma, exerce cidadania. Além disso, tem perenidade, já que o tema tempo é universal. Suas indagações pessoais podem ser uma mostra de que você questiona alguns detalhes da sua vida, de que você pense nos aspectos profundos dela. Parabéns pelo texto!! :)

    ResponderExcluir
  2. Acho que todos esses dilemas apresentados são vividos por qualquer ser humano, em qualquer época pós criação do capitalismo. Está aí a primeira ponta da estrela: perenidade e profundidade. Somos escravos do tempo e do trabalho, vivemos com medo de perder tempo e envelhecer sem termos dito a vida que desejávamos, frustrados. Esse é um debate bem psicológico, já que quanto mais agitado fica o mundo, mais perdidos nos sentimos. Resultado? Ansiedade, vícios e depressão. Seu texto também potencializa os recursos do jornalismo, tem uma visão ampla da realidade, ultrapassa os limites do cotidiano e exerce a cidadania.

    ResponderExcluir